1. - Introdução
Visão geral da área dos "Trulli", foto HistoriacomGosto |
2. - Origens e Fundação
3 - Cidade Histórica - Habitações em Pedra e os Trulli
- Rione Monti: Com cerca de 1.030 trulli, esta área é a mais visitada pelos turistas. As ruas sinuosas e as lojas de artesanato dentro dos trulli criam uma atmosfera única, transportando os visitantes de volta no tempo.
- Aia Piccola: Uma área residencial tranquila com cerca de 400 trulli, Aia Piccola é menos comercial e oferece uma visão mais autêntica da vida cotidiana em um trullo. Esta parte é particularmente valorizada por sua atmosfera pacífica e pela preservação do estilo de vida tradicional.
A sua origem está ligada à Prammática De Baronibus, um édito do Reino de Nápoles do século XV que submetia cada novo assentamento a um tributo. Em 1481 os Condes de Conversano D'Acquaviva D'Aragona de 1481, proprietários do território de Alberobello, impuseram então aos moradores que construíssem as suas habitações a seco, sem utilização de argamassas, para que pudessem ser configuradas como edifícios precários e facilmente demolidas .
Tendo que usar apenas pedras, os camponeses encontraram na forma redonda com teto abobadado autoportante a configuração mais simples. Os telhados foram embelezados com pináculos decorativos representando a assinatura do arquiteto.
Trulli com pinturas de símbolos no seu teto, foto HistoriacomGosto |