1. - Os lamentadores (enlutados) de Dijon
Monge lamentador, Museu Dijon |
Os Enlutados de Dijon ( pleurants de Dijon) são esculturas tumulares feitas na Borgonha durante o final do século XIV e início do século XV. Eles fazem parte de uma nova tradição iconográfica liderada por Claus Sluter que continuou até o final do século XV.
Nesta tradição, esculturas independentes retratam enlutados que ficam ao lado de um esquife ou plataforma que mantém um corpo de um nobre falecido. As figuras estão envoltas em mantos que escondem principalmente seus rostos.
O historiador holandês Johan Huizinga descreveu a tumba como a "mais profunda expressão de luto conhecida na arte, uma marcha fúnebre em pedra".
Foram feitos dois conjuntos de 41 esculturas, a primeira para o túmulo do primeiro Duque da Borgonha, "Filipe, o temerário", realizado por Claus Sluter e seu sobrinho. Posteriormente foi realizado outro conjunto para o túmulo do segundo Duque, "João, o destemido" e sua esposa Margarida, por Jean de la Huerta.
2. - Descrição
3. - Local Original, encomenda
3.1 - Os enlutados de "Filipe, o temerário (Philippe le Hardi)"
A tumba de Philippe le Hardi foi iniciada, a seu pedido, em 1381 por Jean de Marville , que elaborou o plano geral, e as arcadas góticas destinavam-se a receber os quarenta e um enlutados. Claus Sluter assumiu em 1389 e executou vários enlutados. Mas ele morreu em 1406, e o projeto foi concluído quatro anos depois por Claus de Werve , seu sobrinho e aluno, a quem devemos a maioria das estatuetas .
Os acessórios de certas estatuetas foram aprimorados com policromia e ouro por Jean Malouel , então pintor oficial da corte do duque de Borgonha.
3.2 - Enlutados do túmulo de João sem Medo e sua esposa Margarida
O túmulo de "João sem medo e sua esposa Margarida da Baviera" foi encomendado por "Filipe, o Bom" para o enterro de seus pais. Ele passa isso para Jean de la Huerta , pedindo-lhe que respeite o modelo do túmulo de "Filipe, o Temerário".
Jean de la Huerta começou a trabalhar em 1443 e interrompeu-o em 1445, quando a maioria dos 41 enlutados – alguns dos quais são cópias dos de Claus Sluter e Claus de Werve – foram concluídos. A obra será finalizada por Antoine Le Moiturier entre 1465 e 1470. A ação deste último deve, no entanto, ter permanecido limitada, já que seu contrato, redigido em 1461, lhe pede para "aperfeiçoar, polir e completar os enlutados"
4. - Dispersão e reunião dos enlutados
5. Comentário do escritor Stendhal ("O vermelho e o negro")
“Neste museu, no meio de muitas mediocridades, encontrei setenta pequenas figuras de mármore, de no máximo trinta centímetros; são monges de diferentes ordens. A expressão de medo do inferno, resignação e desprezo pelas coisas terrenas é verdadeiramente admirável. Vários destes monges têm as cabeças escondidas pelos capuzes virados para baixo e as mãos nas mangas: o nu não se nota, e apesar disso estas figuras estão cheias de uma expressão séria e verdadeira. A religião é linda nestes mármores.
Tal estátua teria surpreendido Péricles . Estas pequenas figuras cercaram os túmulos dos Duques da Borgonha aos Cartuxos de Dijon. Há um São Miguel muito curioso pela forma como está armado. »