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segunda-feira, 11 de julho de 2022
As Ninféias (Nenúfares) de Claude Monet no Museu de l'Orangerie
1. - Pequeno Histórico
As ninféias de Monet, Museu Orangerie, Paris, foto HistoriacomGosto
Do aprendizado à independencia do estilo
Claude Monet nasceu em 14 de novembro de 1840 em Paris. Desde cedo mostrou um gosto e talento precoce para o desenho onde fazia muitas caricaturas. Encorajado por sua tia a seguir sua tendencia artística, Monet começou a pintar suas primeiras telas de paisagem no verão de 1858. Em 1860 Monet começa a frequentar os cursos de pintura em Paris na Academia Suíça onde conhece Camile Pissarro. Em 1861 ele é recrutado para servir o exército na Argélia de onde retorna para Paris em 1862 após contrair febre tifóide.
Em 1862, em Paris, Monet começa a estudar na Escola Imperial de Belas Artes onde conhece Frederic Bazille, August Renoir, e Alfred Sisley. Com pouco tempo Monet discorda do diretor da escola da maneira como apresentar a natureza nos quadros e junto com os seus amigos a deixam a escola e começam a pintar por conta própria criando a tradição de pintura ao ar livre e valorizando o efeito da luz natural .
Em 1867 Monet teve seu quadro "Mulheres no Jardim" recusado no salão de Paris. Era sua primeira obra pintada com luz natural.
Em abril de 1874 é realizada a primeira exposição de pintores que estavam tendo suas telas recusadas sistematicamente no salão de Paris devido às suas formas de pintura. É nesse salão que Monet apresenta uma paisagem do porto de Le Havre - "Impressão, sol nascente". Foi na ocasião dessa exposição que foi usado pela primeira vez pela crítica o termo "impressionismo" para se referir ao estilo de pintura apresentado por Monet e seus amigos.
2. - Giverny
Jardim de Giverny, foto HistoriacomGosto
Depois de um período de desenvolvimento e produção de muitos quadros, a partir de 1883 Monet procura um lugar no campo, fora de Paris, onde possa se estabelecer com sua família. Em sua pesquisa Monet chega a Giverny, perto de Vernon , na Normandia. Nesta pequena aldeia, ele encontrou uma “casa de camponês” em um lugar chamado Le Pressoir, cercado por uma horta e um pomar, o Clos Normand. O complexo murado estende-se por quase um hectare. Seu proprietário, Louis-Joseph Singeot, concorda em alugá-lo e Monet e sua família se instalam lá em . Inquilino por vários anos, Monet acabou comprando a casa e o jardim adjacente em 1890, quando sua situação financeira melhorou.
3. Pinturas repetitivas
Desse período até 1892 Monet pinta suas telas de paisagens ao ar livre. A partir dessa data Monet começa a dedicar-se a pintar o mesmo quadro de em vários horários diferentes ou estações diferentes fazendo a comparação entre eles com a luminosidade de cada período. Exemplo disso é a "catedral de Rouen", "Les Meules (feixes de trigo empilhados)", "Les peupliers (choupos)", entre outros.
Feixe de Trigo no Inverno, nascer do sol
Feixe de trigo no inverno, pôr do sol
4. O início das Nenúfares
Os anos de 1896 e 1897 seriam muito mais calmos para Monet. De fato, dedicou-se mais aos jardins de Giverny: por um lado, continuando a desenvolvê-los e, por outro, começando a usá-los como motivo para suas pinturas, que duraram até o fim de sua vida. Além disso, quase não viajou.
No outono de 1899, ele e sua esposa fizeram a primeira de uma série de três viagens a Londres para visitar seu filho Michel, que morava lá desde a primavera. Durante estas três estadias, que vão de 1899 a 1901, pintou uma série dedicada ao Parlamento de Londres e cujo tema recorrente era o nevoeiro do Tamisa.
Depois de Londres, Monet pintou principalmente a natureza controlada: seu próprio jardim, seus nenúfares, seu lago e sua ponte. De 22 de novembro a 15 de dezembro de 1900, uma nova exposição dedicada a ele foi realizada na galeria Durand-Ruel. Cerca de dez versões do Waterlily Pond são apresentadas lá. Esta mesma exposição foi organizada em fevereiro de 1901 em Nova York, onde foi um grande sucesso.
Em 1901, Monet ampliou a lagoa em sua casa comprando um prado localizado do outro lado do Ru, o curso de água local. Ele então dividiu seu tempo entre o trabalho na natureza e o trabalho em seu estúdio
As pinturas dedicadas aos nenúfares evoluem de acordo com as transformações do jardim. Além disso, Monet modificou gradualmente sua estética ao abandonar, por volta de 1905, qualquer marcador de limite do corpo d'água e, portanto, de perspectiva. Ele também mudou a forma e o tamanho de suas telas, passando de suportes retangulares para suportes quadrados e depois circulares.
No entanto, é importante notar que essas telas são criadas com muita dificuldade: Monet, de fato, gasta tempo retrabalhando-as para encontrar o efeito e a impressão perfeitos e, quando não consegue, não hesita em destruí-las. Ele constantemente adia a exposição de Durand-Ruel que deve apresentá-los ao público. Após vários adiamentos desde 1906, a exposição, intitulada Les Nymphéas, série de paisagens aquáticas , acabou por inaugurar o.
Composta por quarenta e oito telas datadas de 1903 a 1908, esta exposição foi novamente um sucesso.
Water lilies, 1898, Museu de arte de Kagoshima, Japão
Water lilies, 1906, Instituto de arte de Chicago
The water lilly pond, 1899, Galeria Nacional
Ponte japonesa em Giverny, 1899, Galeria Nacional de Arte
5. - A composição para o Museu Orangerie
Monet passou então por um período difícil durante o qual sua saúde tornou-se mais febril e durante o qual ele alternava momentos de euforia e completo desânimo. Dedicou seu tempo às telas de Veneza e, apesar da relutância ligada à qualidade de seu trabalho, expôs vinte e nove delas na galeria Bernheim, de 28 de maio a 8 de junho de 1912. Dado o sucesso, a exposição foi estendida.
Em 1912, foi diagnosticada no pintor uma catarata dupla . Em 1914, ele teve a dor de perder seu filho Jean após uma longa doença .
Estúdio ampliado de Monet em Giverny
Estúdio ampliado de Monet em Giverny, hoje transformado em loja, foto HistoriacomGosto
Foi neste período que germinou a ideia de criar um conjunto de painéis decorativos sobre o tema Nenúfares . Monet, incentivado por Clemenceau, encontrou o desejo de trabalhar em plena Guerra Mundial . Para atingir seus objetivos, no verão de 1915 ele construiu um grande estúdio, especialmente projetado para acomodar essas grandes telas. Primeiro imaginou apresentá-los em uma sala circular (forma de apresentação prevista desde pelo menos maio de 1909 ), depois abandonou a ideia em favor de uma sala elíptica. Este projeto o ocupou até o fim de sua vida.
6. - Clemenceau
A amizade entre Claude Monet e George Clemenceau foi de grande duração. Começou nos anos de 1860 quando Clemenceau era um estudante de Medicina e Monet um jovem artista sem um centavo. Monet acompanhou todos os acontecimentos da vida política de Clemenceau que além de um homem de estado e líder militar, também era um amante da arte e colecionador.
Clemenceau e Monet
Clemenceau além de ser um homem que lutava pelas idéias do que era certo e verdadeiro, também era um jardineiro afiado e detalhista e por isso fez várias visitas a Monet em Giverny procurando conselhos. Clemenceau foi um dos primeiros a notar o início da doença visual de Monet, e relembrando seus tempos de estudante, o exminou e caracterizou a formação de Catarata e então recomendou ao amigo que realizasse a cirurgia de remoção.
Durante o período da primeira guerra mundial Monet começou a entrar em depressão e perder o gosto pela pintura. Foi Clemenceau que o incentivou a realizar as pinturas das ninféias e foi dessas conversas que Monet desenvolveu a idéia de pintar os grandes quadros decorativos que seriam doados para a França desde que colocados em lugar adequado.
As negociações com o governo francês para que se dedicasse um espaço para exibir as pinturas de um só artista não foram fáceis, mas graças a presença de Clemenceau as partes (Monet x governo) puderam chegar ao acordo de construção de duas salas elípticas para a exposição de oito pinturas de grandes dimensões caracterizando as ninféias.
Monet morreu em 05 de dezembro de 1826 e menos de seis meses depois, em 17 de maio de 1827 Clemenceau presidiu a inauguração do museu d'Orangerie
7. Museu Orangerie
O Musée National de l'Orangerie é um museu francês de pinturas impressionistas e pós-impressionistas, localizado no Jardim das Tulherias, próximo a praça da Concórdia, e desde 2010 ligado ao Museu d'Orsay.
Entrada do Museu da L'Orangerie
Além do famoso ciclo Nenúfares , as oito grandes pinturas de Claude Monet que cobrem as paredes de duas grandes salas ovais, o museu apresenta obras de Pierre-Auguste Renoir , Alfred Sisley , Claude Monet , Paul Cézanne , Henri Matisse , Pablo Picasso , Amedeo Modigliani , Paul Gauguin e Kees van Dongen .
Museu de l'Orangerie. Uma das duas salas ovais que abriga os quadros de Monet.
O edifício havia sido construído originalmente em 1852, para abrigar as laranjeiras do Jardim das Tulherias, o edifício atual foi concluído por Louis Visconti . O edifício era então usado para acomodar as laranjeiras do Jardim das Tulherias durante o inverno; elas foram anteriormente alojadas na galeria inferior do Palácio do Louvre nesta temporada. Projetado como uma estufa, sua fachada sul, voltada para o rio, é envidraçada para receber a luz do sol, enquanto a fachada norte é cega para proteger as laranjeiras dos ventos do norte.
As pinturas de Monet
Ao todo são oito pinturas dispostas em duas salas ovais.
a) Sala 01
Manhã
Reflexos verdes
Nuvens
Pôr do Sol
b) Sala 02
a) Manhã clara com os salgueiros
b) Manhã com os Salgueiros
c) Os dois Salgueiros
d) Reflexo das árvores
- Detalhes variados dos grandes quadros (fotos: historiacomgosto)
8. - Bibliografia
Wikipedia francesa - Claude Monet (A maior parte do texto foi adaptada daqui)