1. - Introdução
A estátua do imperador romano Marco Aurélio (121 a 180 d.C.), montado em seu cavalo, confeccionada em bronze dourado e em tamanho maior que o natural, é a única estátua de bronze completa desse tipo a sobreviver à Antiguidade e uma das poucas a permanecer exposta ao público durante toda a Idade Média.
A maior parte de estátuas como essa foi derretida e tranformada em moedas, decorações em autorelevo, ou bustos depois que Roma se converteu ao cristianismo, porque pareciam cultivar a idolatria aos mortais comuns.
A estátua de Marco Aurélio escapou porque se pensava que a pessoa representada montada ao cavalo fosse o primeiro imperador cristão,Constantino (272 a 337 d.C.). Somente na idade média quando a cabeça da estátua foi comparada com retratos de Marco Aurélio, é que a identificação correta foi feita. (fonte: Tudo sobre ARTE)
|
Estátua de Marco Aurélio em frente ao Capitólio 164 a 166 d.C., Roma foto de Mistervlad em Shutterstock.com |
Observação: A estátua de Marco Aurélio é de autor desconhecido.
2. - Quem foi Marco Aurélio
Marco Aurélio Antonino (em latim Marcus Aurelius Antoninus; 26 de abril de 121 — 17 de março de 180), foi imperador romano desde 161 até sua morte. Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra os partas, e na fronteira norte, contra os germanos. Foi o último dos cinco bons imperadores, e é lembrado como um governante bem-sucedido e culto; dedicou-se à filosofia, especialmente à corrente filosófica do estoicismo, e escreveu uma obra que até hoje é lida, "Meditações". (fonte: Wikipedia)
3. - Estátua Original
A Estátua equestre de Marco Aurélio é uma estátua romana antiga no Capitólio de Roma, na Itália. É uma estátua equestre de bronze com 4,24 metros de altura. Embora o imperador esteja montado, ela apresenta muitas similaridades com as tradicionais estátuas em pé de Augusto. A original está abrigada nos Museus Capitolinos e a versão atual, instalada ao ar livre na Piazza del Campidoglio, é uma réplica feita em 1981, quando a original foi removida para restauro. A obra é de autor desconhecido.
|
Estátua original equestre de Marco Aurélio, Museu Capitolino, Roma. Foto de Raber! em shutterstock.com |
4. - Detalhes comentados da Obra
|
foto ChiccoDodiFC |
Cabeça : Os detalhes da cabeça de Marco Aurélio são um indício do seu papel compassivo. Ele era conhecido pela preocupação com o bem-estar público e por seus esforços para humanizar as leis penais. O fato de o imperador não carregar armas significa que ele é um homem de paz.
Mão direita : Esse gesto pode ser interpretado como um gesto de clemência pelo inimigo derrotado ou um sinal de reconhecimento e benção das multidões que o cultuavam.
|
foto ChiccoDodiFC |
A cabeça do cavalo : Os magníficos traços do cavalo dão ao espectador uma impressão favorável a respeito do poderio militar e da importância do imperador. As formas arredondadas e geométricas do animal ajudam a transmitir uma sensação de temor diante da presença imponente e da imensa força do cavalo.
Pata dianteira levantada : Alguns historiadores da arte sugerem que a pata dianteira levantada do cavalo do imperador, um gesto relacionado ao braço direito levantado, tinha sob si a imagem de um inimigo bárbaro amendrotado. Se for verdade o gesto de Marco Aurelio seria o de clemencia pela vítima.
(fonte: Tudo sobre ARTE editora sextante)
5. - Referências
Livro Tudo sobre ARTE: Stephen Farthing
Wikipedia: Marco Aurelio, Estátua esquestre de Marco Aurélio