Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Visitação , Pontormo

1. - A Visitação de Maria a Isabel por Pontormo


Essa é uma pintura a óleo sobre madeira (202x156 cm) do pintor italiano Jacopo Pontormo realizada cerca de 1528-1530 e que se encontra na Igreja dos Santos Miguel e Francisco em Carmignano. Vejam a caracterização das expressões das mulheres mais jovens e das mais idosas. Muito bonita a pintura.


2. - Descrição da Obra


A Visitação de Maria a Isabel, é enquadrada numa rua escura de cidade, onde se reconhecem alguns edifícios geminados que não estão à escala da representação em primeiro plano (pelo menos na metade da esquerda). As duas mulheres trocam um abraço e um olhar intenso com a presença de duas assistentes por trás delas. Destas, uma é idosa e olha diretamente para quem vê o quadro, tal como a segunda, na esquerda, que é mais jovem e olha também em frente com um olhar vago.


quadro A Visitação de Maria a Isabel mostra Maria sendo recebida por Isabel com duas mulheres ao lado
Quadro "A Visitação", Pontormo, 1528 a 1530, 
Igreja dos Santos Miguel e Francisco em Carmignano 



As mulheres compõem, portanto, os quatro pilares de uma espécie de paralelepípedo, iluminadas fortemente (ao contrário do fundo) e vestidas com roupas encorpadas de cores extremamente intensas: verde petróleo, rosa e laranja. É original o entrelaçamento dos membros e tecidos, com linhas curvas longas de grande elegância e de volumes amplificados.


3. - Pontormo


Jacopo Carucci (Empoli, 24 de maio de 1494 – Florença, 2 de janeiro de 1557), foi um pintor maneirista italiano da Escola Florentina. Era famoso pelo uso de poses contorcidas, perspectiva distorcida cores marcadamente incomuns e peculiares, que pareciam espelhar seu temperamento neurótico e inquieto.

Jacopo Carucci nasceu em Pontorme, perto de Empoli. Foi aprendiz de Leonardo da Vinci, Mariotto Albertinelli, Piero di Cosimo, e finalmente em 1512, de Andrea del Sarto.

Pontormo pintou somente em Florença, com o patrocínio da Família Médici. Pintou afrescos de pastores e campos, um gênero quase incomum na pintura de Florença. Em 1522, com a peste em Florença, Pontormo partiu para Certosa di Galuzzo, um monastério da Ordem dos Cartuxos, onde pintou uma série de afrescos.

O grande altar construído por Brunelleschi para a Capela Capponi, na Igreja de Santa Felicita, em Florença, é considerada sua obra-prima. A Galeria Uffizi abriga outra de suas obras-primas, a Ceia em Emaús, junto com vários retratos, realizados com proporções Maneiristas.

Seu estilo era semelhante ao de Bronzino, ao mesmo tempo que compartilhava o Maneirismo de Rosso Fiorentino e Parmigianino. De alguma forma, antecipou o Barroco e as tensões de El Greco.


4. - Referências


Texto da Wikipédia - Visitação de Pontormo / Pontormo