Páginas

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Doutor Jivago, um grande filme.

1. - Doutor Jivago


Doutor Jivago  é um filme britânico de 1965, dirigido por David Lean, baseado no romance homônimo de 1956 de Boris Pasternak.  

2. - Enredo

"A Revolução Russa de 1917 serve de cenário para a história de amor entre Yuri Jivago, um jovem médico aristocrata e Lara Antipova, uma enfermeira plebeia.

foto da capa do vídeo Dr. Jivago com Omar Shariff e Julie ChristieLara é filha de uma costureira russa que, viúva, apenas consegue sustentar a casa em que ambas moram graças ao dinheiro que lhe é dado periodicamente por Victor Komarovsky, um importante e inescrupuloso expoente da sociedade local.

Apesar de Victor e a viúva manterem um relacionamento "secreto", o homem se encanta pela beleza da doce Lara, que contava com apenas 17 anos quando ambos se beijaram pela primeira vez na volta de uma festa.

Apesar da relação vexatória mantida entre Lara e Victor, Pascha Strelnikoff, jovem romântico e revolucionário, apaixona-se pela menina que era sua colega de adolescência e começa a namorá-la.

Enquanto a relação de Lara e Victor mostra-se destrutiva (a mãe de Lara, ao descobrir o relacionamento, tenta se matar), o namoro de Pascha e a moça se mostra uma saída sensata para ela dessa confusão, pois o moço a pede em casamento e ela aceita.

Ao saber do pedido, Victor discute com Lara e a violenta, chamando-a em seguida de "vagabunda". Lara descontrola-se e invade uma festa de Natal na alta sociedade russa para tentar matar, sem sucesso, o ex-amante.

Jivago, que já havia visto Lara ao salvar sua mãe do suicídio, estava presente na festa com sua noiva, Tonya, e fica surpreso com a atitude e coragem da jovem. Apesar da impressão deixada, eles se encontram anos mais tarde, ao trabalharem como médico e enfermeira, respectivamente, no socorro aos feridos dos combates durante a Revolução Bolchevique (1917).

A esta altura, Jivago está casado e tem um filho com Tonya, enquanto Lara procura seu marido Pascha, que permanecia em missões no interior do país, visando destruir o regime czarista. Por passarem seis meses juntos em uma situação tão adversa, a aproximação dos dois é inevitável.

Para fugir da revolução, e vendo seus pertences sendo tomados pelos bolcheviques, Jivago e familia decidem refugiar-se no interior da Russia, levando sua esposa, filho e sogro para a casa de campo."

Texto: Fonte Wikipédia - Excelente resumo

3. - O elenco

  • Omar Sharif .... Yuri Jivago
  • Julie Christie .... Lara Antipova
  • Geraldine Chaplin .... Tonya
  • Rod Steiger .... Victor Komarovsky
  • Alec Guiness .... general Yevgraf Jivago
  • Tom Courtenay .... Pasha Strelnikov


4. - Curiosidades a respeito do filme


a) Apesar do filme ser  baseado em um romance russo, ser sobre a Revolução russa e se passar em grande parte em cenas de neve, ele foi filmado na espanha.

b) O livro que deu origem ao filme foi publicado em 1957. Considerado antissoviético, o livro só chegou ao país em 1988 e o filme só chegou à Rússia e outros países de origem soviética em 1994;

c) A primeira opção do diretor para o papel de Dr. Jivago era Peter O’Toole, que não aceitou por conta da cansativa experiência nas filmagens de “Lawrence da Arábia”.  Omar Sharif que queria muito atuar no filme, fazendo o papel do coadjuvante, Pasha, acabou sendo  beneficiado pelo “não” do colega;

d) David Lean não assimilou bem as críticas ao filme. Elas foram duras e ele quase abandonou o cinema. Ele acabou fazendo apenas mais dois filmes: “A Filha de Ryan” (1970) e “Passagem para a Índia” (1984), pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar;

e) Sofia Loren, era a mais cotada para ser o par romântico de Sharif. Ela era a grande estrela da época e era ainda a mulher do produtor Carlo Ponti. Mas David Lean disse que a musa era muito alta para o papel e escolheu Julie Christie;

f) Apesar de 10 indicações, o filme levou 5 estatuetas do Oscar: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Mas o prêmio de Melhor Filme ficou com a “A Noviça Rebelde”;

g) Omar Sharif era egípcio e seu verdadeiro nome era Michel Shalhoub. Ele adotou o nome Omar Al Sharif quando se converteu ao Islamismo para se casar com a atriz Faten Hamama, com quem teve Tarek Sharif. Tarek Sharif fez a versão jovem (8 anos) do Doutor Jivago .


5. - Oito Trailers


Com exceção do primeiro, os demais trailers foram adaptados do site Fandango MovieClip. A duração de cada um é de 2 a 3 minutos. Não deixe de ver.

a) Hino da Internacional Nacionalista


Nessa cena no início do filme o rico Victor Komaroskviki leva a filha de sua amante para uma peça de Teatro e posteriormente para jantar em um ambiente refinado. Enquanto isso, os trabalhadores reúnem-se em frente ao restaurante e cantam a internacional socialista. No meio deles já está o jovem Pascha, revolucionário amigo de Lara, enquanto Victor começa a lançar suas garras para a jovem Lara.


b) Protesto pacífico


Essa cena mostra o horror da repressão para um protesto pacífico. Um dos grandes momentos do filme é a caracterização do olhar do Doutor Jivago, um poeta, médico, humanista e burguês. Ele presencia a cena do massacre com olhar estupefato. David Lean fez grandes recomendações a Omar Shariff para que seu olhar retratasse o seu espanto.




c) Atentado no noivado de Jivago


Essa cena mostra desde o início a disputa de carismas entre a bonita, bem-educada e rica Tonia com a arrebatadora, espontânea e magnífica Lara. Doutor Jivago faz parte da cena como um coadjuvante que concorda com o seu noivado com Tonia, pois o que poderia ser diferente ? A cena da tentativa de vingança de Lara do seu opressor Victor, termina com a dedicação do então aspirante a comunista Pasha, conduzindo Lara de volta para casa. 




d) Jivago e Lara em um hospital militar

Após o casamento com Tonia (Geraldine Chaplin), Jivago vai servir como médico em um hospital militar durante a primeira guerra mundial. Lá ele encontra Lara e junto com ela eles prestam serviço durante seis meses até que a guerra acaba. Lara esteve casada com Pasha que a deixou. A atração entre Yuri e Lara cresce mas nada acontece nesse período. Na cena mostrada Yuri conversa com Lara sobre o final da guerra e o rumo que cada um vai seguir nas suas vidas. A cena em que Yuri quase se declara e Lara queima a roupa que está passando é memorável.





d) Partida de Jivago com esposa

Após o término da guerra mundial é a revolução russa que explode. Nessa sequência, após se verem despojados de sua casa em Moscou, a família abastada e tradicional de Tonya está fugindo em um trem com outros refugiados. Em uma  partida Jivago e outros passageiros ajudam a uma senhora tentando salvar uma criança que todos acham que era seu filho. A criança morre e ela revela que a sua cidade foi incendiada e exterminada pelo revolucionário Pasha Stelnikov.





e) Encontro com Comandante dos Bolcheviques

Outra ótima sequência coloca Jivago e Pasha frente a frente. O Doutor tinha descido do trem que estava parado para olhar a redondeza quando foi capturado pelos revolucionários de Pascha. Este pergunta ao Doutor se ele era o poeta,   se era simpatizante dos mencheviques brancos com os quais os bolcheviques disputavam o poder. Jivago responde que era o poeta, não era simpatizante dos mencheviques e que conhecia Pascha pois tinha atendido a sua esposa Lara em uma ocasião.

É revelador o espírito de Pascha quando exclama: "A vida privada na Rússia não existe mais."



f) Jivago vivendo com Lara no inverno de Yuriarti


Lara está sensacional. Os dois estão vivendo na casa de Jivago em Yuriarti. Mas a guerra está chegando perto. Eles não tem como continuar ali.




g) Partida de Lara

Apesar de todo o mal praticado contra Lara por Victor,  ainda político e  influente, ele oferece para ela um meio de escapar dos revolucionários que estão chegando ao lugarejo. Entretanto, embora Lara não saiba, a partida não é para todos. Jivago fica para trás em seu desespero, agora por se separar de Lara. A cena da partida no auge do inverno é um dos pontos altos do filme. 



6. - Prêmios

Oscar 1966 (EUA)
  • Ganhou cinco prêmios, nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte - A Cores, Melhor Fotografia - A Cores, Melhor Figurino - A Cores e Melhor Trilha Sonora.
  • Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Tom Courtenay), Melhor Edição e Melhor Som.
Globo de Ouro 1966 (EUA)
  • Ganhou nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Omar Sharif), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.
  • Recebeu ainda uma indicação na categoria de Melhor Revelação Feminina (Geraldine Chaplin).
BAFTA 1967 (Reino Unido)
  • Recebeu três indicações, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Britânico (Ralph Richardson) e Melhor Atriz Britânica (Julie Christie).
Grammy 1967 (EUA)
  • Ganhou na categoria de Melhor Trilha Sonora Composta Para um Filme.
Festival de Cannes 1966 (França)
  • Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

7. - Críticas

A maior parte das críticas elogia a grande realização de David Lean, por uma fotografia maravilhosa, pela produção, elenco, mas critica o fato do roteiro, que no livro tinha como foco  a revolução russa de 1917, ter sido reduzido ao romance de Jivago e Lara. Alguns argumentam que o filme é longo e perde um pouco de força no fim. De qualquer modo, críticas especializadas à parte,  Doutor Jivago é um dos filmes mais bonitos do século XX. É um filme que, mesmo longo, temos vontade de assistir mais de uma vez. E depois de assistirmos sempre lembramos de algumas cenas memoráveis.  

8. -David Lean - O Grande Diretor dos filmes épicos


foto de David LeanDavid Lean foi o grande diretor de filmes épicos do século XX. Ele dirigiu além de Doutor Jivago, os grandes filmes "Laurence da Arábia", "A Missão", "Passagem para a Índia", "A ponte do rio Kwai".

David Lean é constantemente apontado como o maior cineasta britânico de todos os tempos (ao lado de Alfred Hitchcock), tendo sido aclamado por diretores como Steven Spielberg e Stanley Kubrick. Ele ocupa a nona posição na lista de melhores diretores da história do cinema da revista Sight & Sound. publicada em 2002.


Apesar de ser muitas vezes associado a grandes produções e filmes épicos, David Lean tem uma filmografia bastante diversificada e foi por muito tempo visto como um diretor intimista. 

David Lean é um cineasta sentimental e romântico. Seu cinema é caracterizado por um imenso lirismo e, ao mesmo tempo, uma certa frieza, um antissentimentalismo. 

9.- Como  ver o filme

É possível alugar o filme, legalmente, no youtube por R$ 3,90. 
O link é https://www.youtube.com/watch?v=XkgDy6jWrFs


10. - Referências


Wikipedia: Enredo do filme - https://pt.wikipedia.org/wiki/Doutor_Jivago_(filme)

Crítica: The Guardian - https://www.theguardian.com/film/2016/apr/29/doctor-zhivago-david-lean-review-archive

Curiosidades sobre o filme: https://www.vix.com/pt/bbr/cinema/3096/10-curiosidades-sobre-o-classico-cinquentao-dr-jivago


https://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/501/o-mestre-lean-e-o-dr-jivago