1. - A Basílica de Hagia Sophia
A Basílica de "Hagia Sophia", que significa "Sagrada Sabedoria", é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia).
Desde a sua construção, em 537, até 1453, ela foi a principal Igreja do Império Bizantino e também a maior de todo o mundo. Apenas no período entre 1204 e 1261, que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada, ela foi convertida para uma catedral católica romana. Posteriormente, a partir de 29 de maio de 1453 até 1931, ela foi transformada em uma mesquita. Em 1931 com a queda do império otomano ela foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.
Visão do exterior da Basílica, foto historiacomgosto |
A igreja foi dedicada ao Logos, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. A festa de dedicação foi realizada em 25 de dezembro, data em que se comemora o Nascimento de Jesus, a encarnação do Logos em Cristo. Embora ela seja chamada de "Santa Sofia" (como se tivesse sido dedicada em homenagem a Santa Sofia), "sophia" é a transliteração fonética em latim da palavra grega para "sabedoria" — o nome completo da igreja em grego é Ναός τῆς Ἁγίας τοῦ Θεοῦ Σοφίας, "Igreja da Santa Sabedoria de Deus".
2. - Estilo Bizantino e as três utilizações da Basílica
2.1 - O estilo bizantino em uma Igreja Cristã
Famosa principalmente por sua enorme cúpula, ela é considerada um "condensado" de toda a arquitetura bizantina. Ela mudou um pouco a história da arquitetura, até então concentrada nos estilos grego e romano. Ela foi a maior catedral do mundo por quase mil anos, somente perdendo o posto quando a Catedral de Sevilha foi completada em 1520.
Interior da Basílica visto do térreo, foto historiacomgosto |
O edifício atual foi construído originalmente como uma igreja entre 532 e 537 por ordem do imperador bizantino Justiniano I e foi a terceira igreja de Hagia Sophia a ser construída no local. Ela foi projetada pelos cientistas gregos Isidoro de Mileto, um médico, e Antêmio de Trales, um matemático.
Ela foi a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e o ponto central da Igreja Ortodoxa por quase mil anos. Foi ali que o Cardeal Humberto, em 1054, excomungou o patriarca Miguel I Cerulário, iniciando o Grande Cisma do Oriente, que perdura até hoje.
2.2 - Transformação em Mesquita
Em 1453, Constantinopla foi conquistada pelo Império Otomano sob o sultão Mehmed II, que subsequentemente ordenou que o edifício fosse convertido numa mesquita. Os sinos, o altar, a iconóstase e os vasos sagrados foram removidos e diversos mosaicos foram cobertos por emplastro e só foram restaurados em 1931 na conversão da igreja a um museu secular.
Diversas características islâmicas como o mihrab, o mimbar e os quatro minaretes, foram adicionados durante esse período. Ela permaneceu como mesquita até 1931, quando Kemal Atatürk ordenou que ela fosse secularizada.
mihrab: - Mirabe ou mirabi é um termo que designa um nicho em forma de abside numa mesquita. Tem como função indicar a direção da cidade de Meca, para qual os muçulmanos se orientam quando realizam as cinco orações diárias (salá).
mimbar: Mimbar é um termo que designa um púlpito presente numa mesquita, a partir do qual o imã profere o sermão (khutba) da sexta-feira. Situa-se à direita do mirabe, podendo ser feito em madeira, mármore ou alvernaria.2.3 Museu da República Turca
Ela permaneceu fechada ao público por quatro anos e reabriu em 1935 já como um museu da recém-criada República da Turquia. Não obstante, os mosaicos coloridos permanesceram emplastrados na maior parte, e o edifício deteriorou-se. Uma missão da UNESCO em 1993 notou queda do emplastro, revestimentos de mármore sujos, janelas quebradas, pinturas decorativas danificadas pela umidade e falta de manutenção na ligação da telhadura.
3. - Arquitetura - Detalhes
3.1 - Conceito
Hagia Sophia: O nome da palavra "Hagia" em grego significa Deus e "Sophia" sabedoria. "Sabedoria Divina" é um dos atributos de Jesus Cristo e esta igreja foi dedicada a esse atributo. Em Hagia Sophia funde-se a lógica da teologia grega, a escala ambiciosa de Roma, a tradição de abóbada do Oriente Próximo e o misticismo do cristianismo oriental, criando um monumento que comemora toda a tradição da antiguidade e a afirmação positiva do triunfo da fé do cristianismo.
Esta basílica possui um conceito simbólico de espaço, o Panteão, a Igreja e o Reino de Deus e a cúpula como Universo.
3.2 - Forma Geral
Hagia Sophia é basicamente um edifício de tijolos, apenas as bases e apoios que fazem os oito contrafortes iniciais foram construídos usando grandes blocos de pedra calcária.
3.3 - Planta
A planta, uma caixa com 70 metros de largura e 75 de comprimento, localizada em uma praça, que tem Jerusalém, a leste, unifica a tradição ocidental (plano central e três naves), com a planta oriental (planta em cruz grega e centralizando o espaço do prédio com uma grande cúpula). A este respeito, é crucial estudar o planejamento e construção da cúpula.
3.4 - Átrio
A basílica é precedida por um átrio, o lado leste foi usado como varanda de entrada, característica das igrejas cristãs primitivas e bizantinas.
Esta é uma grande câmara revestida com finos painéis de mármore. A entrada imperial, no centro do átrio, é protegida por uma grande porta de bronze. Abaixo, está um mosaico, provavelmente inspirado por um sermão do imperador Leão VI, mostrando o imperador ajoelhado diante de Cristo e ao lado estão os medalhões da Virgem e do Arcanjo Gabriel.
Mosaico "imperador ajoelhado", foto historiacomgosto |
Acredita-se ter sido doado por Leo VI em 920, como um sinal de arrependimento para o seu quarto casamento, proibido, levando o Patriarca a ter impedido ao Imperador entrar pela mesma porta.
3.5 - Nave central
Sobre os corredores que são divididos em dois andares estão dispostos no piso acima, o espaço central aberto "matronium" usando colunas, pilares e arcos que se alternam e repetem ritmicamente no andar de baixo.
As maiores colunas são de granito, com entre 19 e 20 metros de altura e pelo menos 1,5 metros de diâmetro. A maior delas pesa mais de 70 toneladas. Por ordens do imperador, oito colunas coríntias foram desmontadas em Baalbek, no Líbano, e enviadas para Constantinopla para a construção de Santa Sofia.
3.6 - Interior da Basílica
O interior é dividido em três naves, a nave central e duas naves laterais ligadas através de pilares espessos perfurados. Os capiteis (parte superior da coluna que recebe a carga) têm um projeto de escultura com um traçado claro de motivos bizantinos de folhas de videira e folhagens.
A parte externa das galerias continua o jogo de luz e sombra com incrustações de pérolas e ébano. O efeito da luz com suas reflexões criam dentro do templo, uma iridescência dourada em contraste com o enorme exterior fechado e às vezes interfere visualmente na percepção do espaço.
A luz dentro da Hagia Sophia, vem das muitas janelas na base da cúpula e tornada possível pelo sistema de suporte que deixa áreas livres de pesos. Em alguns casos elas foram preenchidas com vitrais.
O teto está coberto principalmente por mosaicos dourados que datam do século VI. Está decorado com cruzamentos e os detalhes estruturais são destacados por bordas vegetais e geométricas.
3.7 - Mosaicos
Nessa Igreja, podemos ver sem dúvidas os melhores mosaicos do período bizantino. Eles serviram de modelo e referência para toda a arte ortodoxa subseqüente. No segundo andar temos o da Virgem e do Menino, a Imperatriz Zoe, o Imperador João II Comnenus, o mosaico Deesis localizado na luneta do Portão Imperial e muitos outros em boas condições.
Mosaico Deesis
O mosaico Deësis ("Súplica") provavelmente data de 1261. Foi comissionado para marcar o final de 57 anos de uso católico romano da Igreja e o retorno à fé ortodoxa. É o terceiro painel situado no recinto imperial das galerias superiores. É amplamente considerado o melhor em Hagia Sophia, por causa da suavidade dos traços, das expressões humanas e dos tons do mosaico. O estilo é próximo dos pintores italianos do final do século XIII ou início do século 14, como o Duccio . Neste painel, a Virgem Maria e João Batista ( Ioannes Prodromos ), ambos mostrados no perfil de três quartos, imploram a intercessão de Cristo Pantocrator pela humanidade no dia do juízo final . A parte inferior deste mosaico está gravemente deteriorada. Este mosaico é considerado o início do Renascimento na arte pictórica bizantina.
Mosaico Deesis, foto historiacomgosto |
Mosaico Comnenus
O mosaico Comnenus, também localizado na parede oriental da galeria do sul, data de 1122. A Virgem Maria está parada no meio, retratada, como de costume na arte bizantina, com um vestido azul escuro. Ela segura o Menino Cristo no colo. Ele dá Sua benção com Sua mão direita enquanto segura um pergaminho na mão esquerda. No seu lado direito está o imperador João II Comnenus , representado em um traje enfeitado com pedras preciosas. Ele segura uma bolsa, símbolo de uma doação imperial para a igreja. A imperatriz Irene fica no lado esquerdo da Virgem, usando roupas cerimoniais e oferecendo um documento.
Mosaico da entrada sudoeste
O mosaico da entrada do sudoeste, data do reinado de Basil II . Foi redescoberto durante as restaurações de 1849. A Virgem fica num trono sem costas, com os pés apoiados em pedestal, embelezados com pedras preciosas. O Menino Cristo se senta em seu colo, dando sua benção e segurando um pergaminho na mão esquerda. No seu lado esquerdo fica o imperador Constantino em vestuário cerimonial, apresentando um modelo da cidade à Maria. A inscrição ao lado dele diz: "Grande imperador Constantino dos santos". No seu lado direito fica o imperador Justiniano I , oferecendo um modelo da Hagia Sophia. Os medalhões em ambos os lados da cabeça da Virgem carregam omonogramas MP e ΘΥ, uma abreviatura de " Mētēr " e " Theou ", que significa "Mãe de Deus".
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Mosaico da Imperatriz Zoe
O mosaico da Imperatriz Zoe na parede oriental da galeria sul data do século 11. O Cristo Pantocrator, vestido com a túnica azul escura (como é costume na arte bizantina), está sentado no meio de um fundo dourado, dando a sua benção com a mão direita e segurando a Bíblia em sua mão esquerda. De cada lado da cabeça dele estão os monogramas IC e XC , que significa Issous Christos . Ele é flanqueado por Constantine IX Monomachus e a Imperatriz Zoe, ambos em trajes cerimoniais. Ele está oferecendo uma bolsa, como símbolo da doação que ele fez para a igreja, enquanto ela segura um pergaminho, símbolo das doações que ela fez.
Mosaico da Imperatriz Zoe, foto historiacomgosto
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A inscrição sobre a cabeça do imperador diz: "Constantino, imperador piedoso em Cristo Deus, rei dos romanos, monomaco". A inscrição sobre a cabeça da imperatriz diz o seguinte: "Zoë, a muito piedosa Augusta". As cabeças anteriores foram raspadas e substituídas pelas três presentes. Talvez o mosaico anterior mostrou seu primeiro marido Romanus III Argyrus ou seu segundo marido, Michael IV . Outra teoria é que este mosaico foi feito para um imperador e imperatriz anterior, com as cabeças mudadas para os presentes.
3. 8 - Cobertura e cúpula
A cúpula central é construída com tijolos colocados na borda e camadas de argamassa grossas para maior leveza.
A cúpula é o principal protagonista da estrutura do edifício e o efeito alcançado é impressionante por seu tamanho, 31 metros de diâmetro e 56 de altura.
Assim, os recursos que distribuem a pressão da cúpula central são as cúpulas do meio do jogo, as abóbadas dos corredores, as pedras angulares, as paredes grossas e contrafortes ou contrafortes externos laterais, além do uso de cerâmica leve que reduz o peso das cúpulas.
Este é um edifício totalmente abobadado, criando tensão entre o eixo longitudinal e o eixo vertical da cúpula, que centraliza o espaço.
Cúpula, foto historiacomgosto |
A abóbada do centro, construída em pendentes, arcos e pilares angulados para o leste e o oeste, se interliga com duas hemicúpulas cujas pressões são coletadas por duas meias-cúpulas.
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Este sistema que expande cúpulas forma a estrutura da nave e move o impulso da cúpula central em direção às grossas paredes laterais reforçadas com contrafortes que recebem pressões laterais, de norte a sul.
Mosaicos da Abóbada / Arco do Altar
O mosaico da Virgem e da Criança foi o primeiro dos mosaicos pós-iconoclasta. Foi inaugurado em 29 de março 867 pelo Patriarca Photius e os imperadores Michael III e Basil I . Este mosaico está situado em uma alta localização na meia abóbada da abside (arco onde fica o altar). Maria está sentada num trono segurando o Menino Jesus no colo. Seus pés descansam em um pedestal. Tanto o pedestal como o trono são adornados com pedras preciosas. Os retratos dos arcanjos Gabriel e Michael (em grande parte destruídos) no arco também datam do século IX.
Mosaicos da abóbada, foto historiacomgosto |
Os mosaicos estão contra o fundo dourado original do século VI. Acredita-se que esses mosaicos eram uma reconstrução dos mosaicos do século 6 que foram destruídos durante a era iconoclasta pelos bizantinos da época. No entanto, não há registro de decoração figurativa de Hagia Sophia antes dessa época.
3. 9 - Materiais
Colunas de mármore colorido, pórfiro e basalto, que dividem as naves e a pintura que cobre suas paredes, ajuda a gerar um fulgor etéreo iridescente dentro do recinto.
As colunas interiores foram trazidas de templos em Baalbek, Heliópolis, Éfeso, Mileto e Delfos, enquanto outros pilares e capiteis foram feitos de mármore branco de antigas pedreiras abundantes em Proconessos, no Mar de Mármara, Tessália , Líbia , Frígia e Capadócia.
Inicialmente, muitas das janelas de arco redondas foram fechadas e divididas em pequenos quadrados de pedra trabalhada ou material de calcário.
Para os minaretes, e paredes da igreja foram utilizados pedra e tijolo, para o pisos foi utilizado mármore com alguma utilização de cobre.
3.10 - Outros elementos
A Igreja tinha muita decoração e ornamentos brilhantes em prata e pedras preciosas. Elas foram saqueadas durante a Quarta Cruzada e o que restou foi destruído pelos dervixes após a queda de Constantinopla em 1453.
Vasos de Purificação
Dois enormes vasos de mármore lustração (ritual de purificação) foram trazidos de Pérgamo durante o reinado do sultão Murad III . Do período helenístico, eles são esculpidos em blocos de mármore simples.
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Coluna dos desejos
No noroeste do prédio há uma coluna com um buraco no meio coberto por placas de bronze. Esta coluna recebeu vários nomes diferentes; a coluna de transpiração, a coluna de desejos ou a coluna de choro. Diz-se que a coluna tem poderes sobrenaturais. A lenda afirma que, desde que São Gregório, o trabalhador milagroso, apareceu na coluna no ano 1200, a coluna está úmida. Acredita-se que tocar a umidade cura muitas doenças.
3.11 - Mausoléus
Quase desde o seu início, Hagia Sophia tornou-se cemitério imperial, contendo os restos da maioria dos imperadores. Eles são localizados em dois mausoléus ao ar livre, um no norte e outro no sul da abside. Eles chamam-se Constantino e Justiniano.
4. - Referências
Texto não original, compilado da Wikipedia.en, Hagia Sophia, e da página especializada - Wikiarchiteture, Istambul, Hagia Sophia, com a finalidade de divulgação cultural. Fotos de HistóriacomGosto, com exceção dos croquis e do portão imperial.
Hagia Sophia - Wikipedia
Hagia Sophia - Wiki architeture
Fotos: HistoriacomGosto