I - Os Vitrais
O vitral originou-se no Oriente por volta do século X e XI. Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do sol que por eles penetravam, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas. Adicionalmente, serviam como recurso didático para a instrução do catolicismo a uma população majoritariamente iletrada. (Texto: wikipedia)
II - Cinco Vitrais Maravilhosos no Mundo (e que ainda não vi)
Abaixo relacionamos cinco locais com vitrais maravilhosos. Normalmente publico apenas posts sobre lugares que visitei. Nesse caso, para não limitar a divulgação de vitrais tão bonitos, escolhi cinco que ainda não visitei mas que tenho muita vontade de conhecê-los. Coloquei um de cada país, incluindo um do Brasil ( Brasília).
a) Catedral de Chartres, França
A Catedral de Chartres teve a sua construção iniciada em 1145 e foi reconstruída após um incêndio de 1194. Marca o ápice da arte gótica na França. A vasta nave, em puro estilo ogival, os adornos com estátuas finamente esculpidas de meados do século XII e as magníficas janelas com vitrais dos séculos XII e XIII, todas em notável estado de conservação, combinam-se para formar uma obra-prima inigualável. Tem uma área superior a 10000 m², 130 m de comprimento e largura máxima de 46 m.
Em 24 de Outubro de 1260 a catedral foi consagrada na presença do rei Luís IX. O rei Henrique IV foi o único monarca francês a ser sagrado neste Templo.
|
No total, o edifício conta com mais de 150 janelas medievais com vitrais, a maioria delas do século XIII, que proporcionam um magnífico efeito luminoso ao interior do templo.
Chartres é a mais representativa e completa catedral gótica da França e uma das mais impressionantes obras arquitetônicas do mundo.
A catedral de Chartres possui o mais importante conjunto de vitrais do século XIII, excelentemente conservados, e por essa quantidade de vitrais e esculturas, é chamada de “a Bíblia feita de pedra”.
São 176 vidraças que constituem a maior superfície do mundo, 2 600 m2 de vitrais dos séculos XII e XIII.
A Capela do King's College é um dos mais espetaculares exemplos da arquitetura gótica medieval inglesa do páis inteiro. A capela foi construída em várias fases por uma sucessão de reis da Inglaterra de 1466 até 1515. Os vitrais da capela somente foram concluídos em 1531. A capela continua nas suas atividades litúrgicas e é a sede Coro do "Kings College". A capela é um ponto turísitico e é comumente usada como símbolo da cidade de Cambridge.
A Catedral de Aachen localiza-se em Aachen, estado da Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Mandada erigir originalmente por Carlos Magno por volta de 790 (onde em 814 foi sepultado), a catedral é hoje o resultado dos aumentos e modificações de que foi sendo alvo ao longo dos séculos.
É a mais antiga catedral do norte da Europa e, além de ter sido, na sua fase inicial, e durante séculos, o edifício mais alto a norte dos Alpes, foi também até ao século XVI local de coroamento dos imperadores do Sacro Império Romano. A Capela Palatina original (de influência bizantina e germânica) e os elementos góticos e barrocos posteriores incutem no edifício uma particular fusão de contrastes e estilos da arquitectura cristã, transformando-a no símbolo da cidade, e oferecendo-lhe também a sua característica silhueta.
Embora o número de vitrais no interior da capela não seja grande, os vitrais da capela palatina são muito bonitos e lembram um pouco os da Saint Chapelle de Paris.
Em 1978 foi incluída na lista do Património Mundial da UNESCO.
![]() |
Catedral de Aachen, foto de lingling7788 em Shutterstock.com |
d) - Palau da Musica - Barcelona
O Palácio da Música Catalã (Palau de la Música Catalana) é um auditório de música localizado em Barcelona, Espanha. Foi projetado pelo arquiteto barcelonês Lluís Domènech i Montaner, um dos maiores representantes do modernismo catalão. A construção aconteceu entre os anos 1905 e 1908 com soluções muito avançadas na estrutura com a aplicação de grandes paredes de vidro e integração de todas as artes, escultura , mosaicos , vitrais e ferro forjado . O edifíco sede do Orfeu Catalão, fundado em 1891 por Lluís Millet e Amadeos Vives, foi financiado por industriais e banqueiros catalões, amantes da música.
Em 1997 a Unesco incluiu a construção em sua relação de Património Mundial .
![]() |
Palau de la Musica, foto de Rodrigo Garrido |
Salão Principal
Ao entrar no salão do primeiro andar, temos o efeito de uma entrada em região escura, imediatamente, com grande efeito teatral, com a explosão de luz e cor que constitue o grande salão. As janelas de ambos os lados correm do chão ao teto com o primeiro e segundo andar de poltronas.
A capacidade da sala de concertos é de 2049 pessoas.
|
|
e) - Santuário Dom Bosco - Brasilia
O Santuário tem 80 colunas de 16 metros e é decorado por vitrais em 12 tonalidades de azul. No interior, um lustre de 3,5 m de altura, formado por 7.400 peças de vidro murano, simboliza Jesus, a luz do mundo. Portas produzidas em ferro e bronze, com baixos-relevos, lembram a vida de Dom Bosco
A construção do Santuário foi iniciativa da Congregação Salesiana em parceria com o Governo Federal. Sob a inspiração do sonho de Dom Bosco com Brasília, também foi erigida em homenagem ao Santo dos jovens, uma pequena ermida (capela) defronte ao lago Paranoá.
![]() |
Santuário Dom Bosco, foto de Eric Gaba em wikimedia commons(user:Sting) |
|
|
III - Outras Publicações Relacionadas
Os vitrais mais bonitos do mundo I - https://historiacomgosto.blogspot.com.br/2016/10/os-vitrais-mais-bonitos-do-mundo-i.html
IV - Referências
Wikipedia: Catedral de Chartres / Capela do Kings College / Catedral de Aachen / Palau de la Music Catalana / Santuário Dom Bosco. Fotos do Wikimedia Commons.
Shutterstock: Fotos com créditos atribuidos.