Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Quiz -Manet x Monet

I. -  Quiz Manet x Monet - Baseado na Enciclopédia Britânica (8 questões)



a = Manet e b = Monet

  • 1. - Quem pintava o mesmo tema repetidas vezes ?
  • 2. - Quem foi influenciado pelo pintor espanhol Goya ?
  • 3. - Qual dos dois foi considerado um verdadeiro impressionista ?
  • 4. - Quem viveu uma parte da vida em Giverny, França.
  • 5. - Qual deles teve um relacionamento próximo com o escritor Emile Zóla ?
  • 6. - Qual deles visitou o Brasil antes de começar sua carreira ?
  • 7. - Qual deles pintou oito painéis e doou para um museu em Paris ?
  • 8. - Qual deles pintou o outro ?



quadro com Cluade Monet pintando em um barco em Argeneuil - autor Manet
                       "Claude Monet em Argenteuil", pintado por Manet

II - Fontes


Texto: Baseado em quiz de www.britannica.com com adaptações.

Quadro: Wikipedia - Claude Monet em Argenteuil, por Manet

Obs: Todas as respostas estão contidas nos dois posts que publicamos sobre Manet e Monet. Se quiserem coloquem suas respostas nos comentários. Depois publicaremos a solução.


Impressionismo II - Monet ou Manet ? Ambos !

Café New York, Budapeste - Um dos mais bonitos do mundo

I - As mais belas Cafeterias do Mundo: Café New York - Budapeste


O New York café é parte da história de Budapeste e da vida literária húngara. Ele é o coração pulsante do Hotel, atualmente da cadeia Boscolo. Com entrada na parte térrea, ao nível da calçada, o Café é como uma caixa valiosa de tesouros distribuídos em quatro níveis. Ele preservou as decorações originais que fizeram sua fama em todo o mundo. O teto hospeda os afrescos de Gusztáv Mannheimer e Ferenc Eisenhut, que remonta a meados dos anos 1800. Preciosos abajures venezianos difundem uma luz suave que reflete o dourado das colunas em estuque banhadas a ouro, criando uma miríade de cores.


 foto do salão principal do café New York
Salão principal do café New York, foto historiacomgosto


Passear no New York Café significa dar um passo atrás no tempo: magnificência e sofisticação saúdam os visitantes envolvendo-os com o charme da Belle Époque.


foto da entrada do cafe´no térreo do edifício do Hotel
Entrada do Café, foto Martchan em Shutterstock.com


Na parte externa, as estátuas de bronze recordam os muito pintores, atores e intelectuais que sempre frequentavam o Café popular. No interior é possível admirar não só a cortesia proverbial dos garçons cantores, mas também as sugestões deliciosas do barman ou chefs.


 foto de uma ala lateral do café  foto do teto, dos lustres e do salão do café
foto de coluna e de relógio

Obs: Vejam os preços na entrada. Apesar de muito bonito não é tão caro quanto aparenta. Existe opção do buffet  ou simplesmente um café ou snack em um dos salões.

Os relógios:



foto de dois relógios colocados em arcos
Relógios do Café, foto historiacomgosto


A parte superior


 foto de salão superior
Parte superior do Café, foto historiacomgosto

O Menu

Como já dissemos acima os preços no café não são caríssimos como pode parecer com o luxo das instalações. O café tem várias opções como: Café da manhã completo (buffet), Café com biscoitos, Snacks, Saladas, Pratos de Massa, Pratos de Carne; Vamos postar alguns exemplos obtidos no site do café:

Cafés e Snacks
foto do menu 1  de cafés e snacks    foto 2 menu de cafés e snacks



Sopas e Massas
 foto do menu 1 de sopas e massas    foto 2 do menu de sopas e massas

Em resumo, quem visita Budapeste não deve deixar de aproveitar para fazer uma visita ao New York Café. Faz parte da história da cidade e não é tão caro quanto parece. Tome um café ou chá, coma uma torta ou faça uma refeição. Aprecie a construção e a decoração. 


II - Casos e histórias do New York Cafe (www.malathronas.com)



O New York Café foi aberto em 1894 com o objetivo de atrair a aristocracia húngara. Entretanto, a pessoas da alta sociedade rejeitaram as esculturas na parte externa do telhado que lembravam dezesseis diabos das histórias fantásticas de Pan, e não frequentaram o Café. Ao mesmo tempo, a intelectualidade húngara elogiava as esculturas e passou a adotar o café como o seu reduto preferido.


Algumas histórias contadas sobre o Café


Chaves ao Danúbio

Muitos dizem, que no dia de abertura, o poeta Ferenc Molnár tomou as chaves do Café e atirou-as no Danúbio dizendo "Que o New York Café nunca feche as suas portas !". 


Caranguejo de uma pata

Conta-se que um cliente pediu um caranguejo que foi servido com uma pata só. O seguinte diállogo foi travado:
Garçom“, ele chamou, “por que o meu caranguejo tem apenas uma pata?”
Desculpe Senhor“, respondeu o Garçom, “ele estava em uma luta com outro caranguejo no aquário e esse arrancou-lhe a outra pata“.
Sem se perturbar, o cliente retrucou: “Nesse caso, por favor, você pode servir-me o vencedor?”

Intelectuais e famosos


O café  tornou-se o ponto de encontro literário de Budapeste. Dois grande cineastas s de Hollywood gastaram sua juventude nele: Alexander Korda ( "O Ladrão de Bagdá") e Michael Curtiz ( "Casablanca"). O Poeta Dezső Kosztolányi um dos principais tradutores de Shakespeare da Hungria comia e bebia aqui no Café . Imre Kalman escreveu muitas de suas operetas entre um e outro café.

Hoje em dia não há mais essa assiduidade. Entretanto, pessoas famosas como Paris Hilton, A equipe do grande prêmio da Ferrari, entre outras, são usuárias do Hotel Boscoli e do New York Café. O Dalai Lama também se hospedou no Hotel.

III - Referências


- Site oficial do café: https://www.newyorkcafe.hu/

- Notas e fotos de Viagem: HistoriacomGosto

- Casos e histórias do New York Cafe: 
https://www.malathronas.com/3492/tales-from-the-budapest-new-york-cafe/

Confeitaria Colombo - Uma das mais belas do mundo (III)

  • I - Fundação e Crescimento

  • A Colombo foi fundada em 1894 pelos portugueses Manoel José Lebrão e Joaquim Borges de Meireles. Em 1919 Lebrão deixou a sociedade que logo em 1920 passou a ser fornecedora dos banquetes do governo e do Itamaraty. A confeitaria tornou-se ponto de encontro dos intelectuais da cidade. Entre os clientes famosos que frequentaram a confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Emílio de Meneses, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros. Conheçam ! É no Brasil e é linda. Fica na rua Gonçalves Dias, 32, Centro.


foto do seu salão principal visto de cima
Salão Principal, foto HistoriacomGosto

  • II - Dificuldades

  • Em 1970 a confeitaria começou um período de dificuldades causada pela mudança de costumes e hábitos. As pessoas não tinham muito tempo para uma refeição ou café. Em 1983 a Confeitaria passa a ser parte do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 Balcão e as grandes estantes no térreo
Balcão, foto HistoriacomGosto


  • III - Recuperação

  • Em 1992 a Arisco adquiriu a empresa e saneou suas dívidas. Em 1999 os irmãos Maurício e Roberto Assis adquiriram a Confeitaria e fizeram uma ampla restauração arquitetônica, valorizaram a história e introduziram novidades adapatadas aos tempos. Tudo isso fez com que a Colombo voltasse a brilhar no coração do Rio de Janeiro.
foto de teto berm decorado etilo art deco
Teto decorado, foto HistoriacomGosto
 foto do salão superior e visão do salão térreo
salão superior e principal, foto HistoriacomGosto

  • IV - Folclore

  • Quando surgiu, a Confeitaria Colombo era um ponto de encontro da boemia literária, onde escritores e poetas se encontravam. Conta-se que a marchinha de Carnaval “Sassaricando” foi composta nela, em 1952: “o velho, na porta da Colombo, é um assombro, sassaricando!”. Outros fatos interessantes são que a confeitaria foi a primeira loja carioca a vender CocaCola e a ter luz elétrica e elevador.

  • V - Atualidade

  • A confeitaria conta com salão de café / chá, restaurante e área de eventos. O almoço é tão bom quanto um café com bolos e tortas. Na Confeitaria Colombo, os doces e salgados tem um lugar especial : São 50 mil de cada por mês, o que totaliza 4 mil toneladas de farinha, 3 toneladas de açúcar e cerca de 25 mil ovos.

  • VI - Eventos

  • A Confeitaria Colombo funciona como Café, Restaurante, Loja de Doces e tem o seu espaço muito usado para festas de Casamento ou aniversários. Agora mesmo está na agenda uma temporada de Chá que ocorre todos os dias a partir das 17:00h. Visitem o seu site www.confeitariacolombo.com.br

 foto do cardápio
Temporada de Chá, Colombo, printscreen site www.confeitariacolombo.com.br


fotos dos balcões de doces e salgados
doces e salgados, foto, facebook Confeitaria Colombo


  • VII - Referências

  • Fonte: Resumo retirado da Revista da Gol, texto de Inês Garçoni.
  • wikipedia.pt, www.mexidodeideias.com.br
  • Fotos:HistóriacomGosto

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Café Florian, Veneza - Um dos mais antigos e mais bonitos do mundo

I - História do Café Florian (Caffè Florian) - Veneza  



foto da entrada do Café Florian Praça São Marco - vista do corredor da frente
     Entrada do Florian, Praça São Marco - Foto de GTS Productions em Shutterstock.com


II - Fundação e frequência 


O Florian começou a funcionar em 29 de dezembro de 1720, com duas salas e decoração simples, com o nome de "Alla Venezia Trionfante" (Veneza Triunfante), mas logo se tornou conhecido como Caffè Florian, inspirado pelo nome de seu proprietário original Floriano Francesconi. 

O Caffè teve como patronos em seus primeiros dias pessoas notáveis, incluindo os dramaturgos Carlo Goldoni, Johann Wolfgang von Goethe e Giacomo Casanova, que foi sem dúvida atraído pelo fato de que o Caffè Florian era a única cafeteria que permitia a presença de mulheres. 

Mais tarde Lord Byron, Marcel Proust e Charles Dickens foram frequentadores assíduos.  Era um dos poucos lugares onde o jornal "Gazzetta Veneta" de Gasparo Gozzi podia ser comprado em meados do século XVIII, e por isso se tornou um ponto de encontro para pessoas de diferentes classes sociais. Em 1750 o Florian foi expandido para quatro salas.

O ambiente elegante atraiu muitas personalidades notáveis da época, incluindo o dramaturgo Carlo Goldoni, Goethe e Casanova. O fato relevante, sem dúvida, era que o Florian era o único café que permitia que mulheres frequentassem o local. Tempos depois, Lord Byron, Marcel Proust, e Charles Dickens seriam visitantes frequentes.

Também foi um dos poucos lugares onde o jornal Gazzetta Veneta de Gasparo Gozzi podia ser comprado. Tornava-se então um ponto de encontro para pessoas de diferentes classes sociais. Em meados do século 18 o Florian foi expandido para quatro quartos.

foto de um conjunto musical no café Florian
                  Conjunto Musical no Florian - foto de maradon 333 em Shutterstock.com

III - Revolução Francesa


Em  1773 Valentino Francesconi, neto de Floriano Francesconi, assumiu o negócio. Em 1796, em uma atmosfera europeia caracterizada pela Revolução Francesa, o Estado de Veneza temia que as ideias revolucionárias poderiam se espalhar também em Veneza. O Florian, com a sua clientela internacional, tornou-se um ponto de encontro para muitos jacobinos franceses, de modo que os inquisidores do estado obrigaram Valentino Francesconi a fechar o café. Quando os exércitos franceses entraram em Veneza em maio de 1797, Valentino Francesconi retirou a obsoleta placa "Veneza Triunfante" e a substituiu por outra simplesmente com o nome de seu tio "Florian". 

IV - Risorgimento 


No século XIX o Florian desempenhou um papel de destaque no Risorgimento, porque a "Sala do Senado" foi o ponto de encontro para um grupo de patriotas venezianos. Este grupo teve um papel fundamental na revolução veneziana de 1848, que obteve uma Veneza temporariamente independente da Áustria. Durante as horas de convulsão revolucionária o Florian abrigou os patriotas feridos, tornando-se em um hospital temporário.

V - O Florian por fora e por dentro  

Por fora, o Florian é situado na linda Praça de São Marcos em Veneza. Com cadeiras na praça e situado nas arcadas o Florian é um espetáculo no verão.


 foto do Fllorian a partir da Praça São Marco, com cadeiras na varanda e na praça
                   Florian na praça de São Marcos / Foto de S.A.C.R.A. em wikimedia


Por dentro, cada sala do Florian é dedicado a um tema de sua história:

Sala dos Homens Ilustres

A Sala degli Uomini Illustri (Sala dos Homens Ilustres ) apresenta pinturas de Giulio Carlini de dez venezianos notáveis: Entre eles, Goldoni e Marco Polo. 

foto interna do Café - Salão dos Homens Ilustres



Sala do Senado

Na Sala del Senato (Sala do Senado) as paredes foram decoradas com painéis retratando cenas dos mundos das artes e das ciências.


 foto da sala do Senado - paredes decoradas

 foto da sala do senado - Teto decorado




Sala Chinesa

A Sala Cinese (Sala Chinêsa) e a Sala Orientale foram inspiradas no Oriente, com pinturas de mulheres exóticas  pintadas por Pascuti. 


foto da sala chinesa decorada paredes e teto
                                Sala Oriental - Bottond Horvath




Sala das Estações

A Sala delle Stagioni (Sala das Estações) ou Sala degli Specchi (sala dos espelhos) foi decorada com figuras de mulheres que representam as quatro estações do ano. 

Sala da Liberdade

A sala Liberty, incluída no início do século 20, foi decorada com espelhos pintados à mão e lambris de madeira suntuosa.


 foto da sala da liberdade



VI - Florian Atual


O Florian é um lugar caro. Não tem o  preço de uma cafeteria qualquer. Por exemplo, o expresso custa seis euros e veja se tem couvert artístico se houver música.Mas se você pode pagar, aprecia história e ama a arte italiana, vale cada centavo. No mínimo tome um chocolate quente e aproveite o ambiente que é maravilhoso.


 foto de um bule servindo um chocolate em  uma xícara com o logo do Florian

VII - Referências


Todo o texto retirado da Wikipedia  https://pt.wikipedia.org/wiki/Caffè_Florian

Fotos: Wikimedia e Shutterstock conforme referenciado



sábado, 13 de fevereiro de 2016

Monet ou Manet ? Ambos ! (Impressionismo II - Obras de Claude Monet)

I - Claude Monet


 Quadro Nimpheias de Monet no Museu Albertina, Viena
Nimpheias, Museu Albertina Viena


Claude Monet nasceu em Paris, em 14 de novembro de 1840. Seu pai, Claude - Auguste, tinha uma mercearia modesta. Aos cinco anos, sua família mudou-se para Le Havre, na Normandia. Seu pai desejava que Claude continuasse no comércio da família, mas ele desejava pintar. Foi a sua tia Marie-Jeanne Lecadre que o apoiou a seguir a carreira artística, pois ela também foi pintora.

 fotografia em preto e branco de Claude Monet
Claude Monet, 1899
foto de Nadar
Em 1851, Monet entrou para a escola secundária de artes e acabou se tornando conhecido na cidade pelas caricaturas que fazia. Nas praias da Normandia, Monet conheceu, por volta de 1856, Eugène Boudin, um artista que trabalhava extensivamente com pintura ao ar livre nessas mesmas praias, e que lhe ensinou algumas técnicas ao ar livre.
 
Em 28 de janeiro de 1857, sua mãe morreu e, aos 16 anos, Monet abandonou a escola e foi morar com sua tia Marie-Jeanne Lecadre.

Em 1859, Monet foi para Paris estudar pintura, e foi aí que conheceu a sua primeira mulher, Camille Monet, a quem retratou muitas vezes, em quadros onde ela aparecia mais do que uma vez na mesma pintura.


Origem da expressão "Impressionismo"


O termo impressionismo surgiu de uma crítica pejorativa, feita ao seu quadro "Impressão do Sol'' pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha...,. " A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.

 quadro Impressão / Nascer do Sol de Claude Monet
         "Impressão, nascer do Sol", 1872 - Museu Marmottan - Monet, Paris


II - Características da Pintura Impressionista


O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início ás grandes tendências da arte do século XX. 

Os pintores impressionistas procuraram, com base na observação direta do efeito da luz slar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.

Algumas características gerais da pintura impressionista:

-A pintura deve registrar a tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar e um determinado momento, pois elas mudam constantemente de acordo com  incidência do sol. 

- As figuras não devem ter contornos nítidos poi a linha é uma abstração do ser humano para representar as imagens.

- As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam.

- As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de tintas. Elas devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas.

Obs : Texto do livro "História da Arte de Graça Proença". Excelente Material.


III - Primeiras Obras (~1870)


Em 1859 Monet mudou-se para Paris. Frequentava a academia suíça de Paris e principalmente o museu do Louvre, onde copiava os grandes pintores. Em 1861 foi obrigado a servir no Exército na Argélia. Sua tia Lecadre concordou em conseguir sua dispensa do serviço caso Monet se comprometesse a cursar arte na universidade. Deixou o exército, mas não lhe agradou o tradicionalismo da pintura acadêmica.


Decepcionado com o ensino da pintura acadêmica na Universidade, em 1862 ele foi estudar artes com Charles Gleyer em Paris, onde conheceu Camille Pissarro e Gustave Courbet. Juntos desenvolveram a técnica de pintar o efeito das luzes com rápidas pinceladas, o que mais tarde seria conhecido como impressionismo.

Camille Doncieux

Em 1866, ele conheceu Camille Doncieux, que se tornou uma de suas modelos. Ela é representada em A mulher no vestido verde. Eles ficaram juntos e tiveram um filho em 1867, Jean Monet, e casaram-se em 1870. Eles tiveram ainda um segundo filho, Michel, em 1878.



 quadro Mulheres no Jardim 1866 quadro os banhistas de Grenouille 1869             Os banhistas de Grenouille, 1869  
Mulheres no Jardim - 1866, 
Museu d'Orsay

Mulheres no Jardim - O quadro de 1866, retrata o quotidiano burguês de quatro senhoras, que ocupam a sua manhã a colher flores no jardim, sob a sombra das árvores. Nesta cena primaveril, é notável a habilidade de Claude Monet na representação do traje feminino. No quadro o artista também explora intensamente a luz, mostrando um exímio jogo lumínico, estudo que lhe seria muito útil durante o seu percurso impressionista, iniciado poucos anos mais tarde.

O quadro foi relativamente bem recebido no Salon, ao contrário de "Impressão, nascer do sol",  apresentado ao público anos mais tarde.

Os banhistas de Grenouille - O quadro foi pintado por Claude Monet no Verão de 1869, quando da sua estadia em Bougival.
Nesse período, Monet e a sua esposa e filho fixaram-se no local, perto de La Grenouillère. Trabalhando lado a lado com Pierre-Auguste Renoir, Monet pintou preferencialmente este tipo de cenas pouco quotidianas, mas muito populares na sociedade parisiense. Hoje, a tela encontra-se na National Gallery of London, em Londres, no Reino Unido.

"O Magpie (pássaro pega)", 1869, é uma das 140 paisagens de neve produzidas por Monet. 

A tela de "O Magpie" retrata um pássaro solitário empoleirado em um portão, com a luz do sol brilhando em cima da neve recentemente caída criando sombras azuis. A pintura caracteriza um dos primeiros exemplos de uso de Monet de sombras coloridas , que mais tarde se tornariam associado ao movimento impressionista.

Monet e os impressionistas usaram sombras coloridas para representar o real, mudanças nas condições de luz e sombra, como visto na natureza, desafiando a convenção acadêmica de pintar sombras pretas. Esta teoria subjetiva da percepção da cor foi introduzido ao mundo da arte através das obras de Johann von Goethe e Michel Eugène Chevreul no início do século.
quadro O pássaro Magpie mostra um pássaro preto em um campo  nevado, com uma casa nevada ao fundo e um pássaro preto na cerca da propriedade

Obs: Na época, o uso inovador de Monet de luz e cor levou à sua rejeição pelo Salão de Paris de 1869. Hoje, os historiadores da arte classificam The Magpie como um dos melhores quadros de paisagem nevada de Monet. A pintura era propriedade privada até que o Musée d ' Orsay a adquiriu em 1984; é considerada uma das pinturas mais populares em sua coleção permanente.

IV - Pinturas de 1872 e 1873 - Barcos e Campos


Monet e sua família se mudam para uma boa casa, em Argenteuil, perto do Rio Sena em dezembro de 1871. Nessa época, já em condição financeira um pouco melhor, Monet adquire um barco-oficina, onde passa longo tempo estudando as nuances das cores e o reflexo da luz na superfície da água. Os barcos são um tema recorrente na obra de Monet. Essa tela retrata exatamente este período, que serviu de inspiração para muitas de suas obras. (https://monetimpressionista.blogspot.com.br)

Regata em Argentuil

quadro Regata em Argenteuil  mostra barcos no rio
           "Regata em Argenteuil"  - 1872 - Museu d'Órsay, Paris

Papoulas

Monet vivia em Argenteuil, e estava com 33 anos quando pintou esse quadro. Intitulado "Papoulas" ou "Papoulas, passeio", esse quadro foi apresentado no ano seguinte na primeira exposição impressionista. A reação do público não foi muito favorável, pois para a época, parecia um quadro inacabado, com pinceladas rápidas e sem feições e traços definidos. 
O quadro apresenta um vasto campo com papoulas, principalmente no lado esquerdo. O plano de fundo é composto por uma fileira de árvores com uma casa. A mãe e filha criam a estruturação oblíqua. A mulher em primeiro plano provavelmente é Camile Doncieux, esposa do artista, acompanhada pelo jovem Monet, nascido em 1867, então com seis anos de idade. 

 quadro as papoulas em Argenteuil mostra as famosas paoulas vermelhas no campo e a Mãe e a filha passeando no campo com árvores ao fundo
         "As Papoulas em Argenteuil", 1873- Museu d'Orsay em Paris

O Passeio ou Moça com Sombrinha, 1875
Galeria de Arte Nacional

Fortemente e rapidamente realizada, esta pintura provavelmente foi criado em uma única sessão. A representação por Monet do momento capturado no tempo é acentuada pela espontaneidade do projeto de cores brilhantes. O céu foi pintado de forma rápida, com nuvens em diferentes direções e características.  A grama é pintada com golpes curtos em vários tons de verde, azul, amarelo e vermelho: as amplas passagens azul-verde são utilizadas para sombra e o verde mais claro em áreas ensolarada.

quadro Moça com sombrinha


Obs: Monet retorna ao tema da mulher com sombrinha, em pé sobre uma colina, dez anos depois, em um par de pinturas executadas no verão de 1886 em Giverny e que estão no Museu d'Orsay. A inspiração para estas pinturas era a imagem de Suzanne, uma filha de seus amigos Alice e Ernest Hoschede.

IV - Ninféias

Lírios de água (ou Nymphéas em Francês) é uma série de aproximadamente 250 pinturas a óleo realizadas por Claude Monet. As pinturas de Monet retratam o jardim de flores de sua residência em Giverny e foram o foco principal da produção artística de Monet durante os últimos trinta anos de sua vida. Muitas das obras foram pintadas, enquanto Monet sofria de catarata. Claude Monet, pintor e jardineiro, morou neste local, com sua esposa e 8 filhos, por 43 anos, de 1883 até morrer em 1926.

 o quadro Lago de Nenúfares mostra uma ponte japonesa no lago cheio de ninféis / nenufáres
                        O lago de Nenufáres (Nimphéas), 1897-1899 


Museu Orangerie, Paris (https://www.musee-orangerie.fr)

O museu Orangerie abriga oito composições das grandes Nympheas de Monet, feitos a partir de diferentes painéis unidos uns aos outros. Estas composições têm a mesma altura (1,97 m), mas são de diferentes larguras para serem distribuídas nas paredes curvas de duas salas ovais. Nada foi deixado ao acaso pelo artista para este projeto que havia sido muito meditado e cuja instalação foi feita de acordo com a sua vontade, em conexão com o arquiteto Camille Lefèvre e com a ajuda de Clemenceau. 

O conjunto é uma das maiores realizações monumentais da pintura da primeira metade do século XX e representa uma superfície de cerca de 200 m2. As dimensões e a área coberta pela pintura envolvem e abrangem o espectador a quase 100 metros lineares, onde se desenrola uma paisagem pontilhada com lírios de água, ramos de salgueiro e reflexões de árvores e nuvens, dando a " ilusão de um conjunto sem fim, de uma onda sem horizonte e nenhum banco ", nas palavras de Monet.


 quadro no museu da Orangerie mostrando um dos grandes murais nas salas especiais
Uma das telas das Nimpheias no Museu Orangerie em Paris, foto de underworld1 em depositphotos


Nimpheia - Museu Albertina em Viena


 quadro Nimféias exibido no museu Albertina em Viena
Nimpheias, Museu Albertina - Viena


V. - Os Jardins de Giverny

Localizada a cerca de 75 km de Paris, na cidade de Giverny, encontra-se a casa e os jardins onde o Claude Monet, morou e pintou por 43 anos, entre 1883 e 1926.

A família trabalhou e construiu os jardins, e a sorte de Monet começou a mudar para melhor à medida que Durand-Ruel teve um sucesso crescente na venda de suas pinturas. Os jardins foram a maior fonte de inspiração de Monet por 40 anos. Em 1890, Monet comprou a casa. Durante a década de 1890, Monet construiu uma estufa e um segundo estúdio, um edifício espaçoso e bem iluminado com clarabóias.

Monet comprou terras adicionais com um prado de água. Nenúfares brancos locais da França foram plantados junto com cultivares importados da América do Sul e Egito, resultando em uma variedade de cores, incluindo lírios amarelos, azuis e brancos que se tornaram rosa com a idade. Em 1902, ele aumentou o tamanho de seu jardim aquático em quase 4.000 metros quadrados; a lagoa foi ampliada em 1901 e 1910 com cavaletes instalados ao redor para permitir que diferentes perspectivas sejam capturadas.

Mesmo com sete jardineiros trabalhando, era Monet que determinava tudo quetinha que ser feito no seu jardim

 foto do jardim de Claude onet em Giverny, França, nos arredores de Paris
Jardim de Claude Monet em Giverny, foto de Oleg Bakhirev em shutterstock.com


VI - Referências


Texto: 

Todo o texto desse post não é original, foi feito uma coletânea de vários artigos da wikipedia (francesa, inglesa, portugesa) sobre Claude Monet e também sobre alguns de seus quadros. A parte introdutória sobre impressionismo foi retirado do livro História da Arte de Graça Proença. O intuito desse post é a divulgação cultural da obra de Claude Monet.

- História da Arte - Graça Proença
- Wikipedia Francesa
- Wikipedia - Portuguesa

Fotos:  Wikipedia

Locais para visitação:


- Museu d'Orsay, Paris
- Museu d'Orangerie, Paris
- Museu Marmottan, Paris
- Casa de Monet, Giverny, França

VI. Outras Publicações da Série - Impressionistas


Manet ou Monet, eis a questão ! (Impressionismo I - Obras de Manet)


Monet ou Manet ? Ambos ! (Impressionismo II - Obras de Claude Monet)

Renoir - Impressionistas III
https://historiacomgosto.blogspot.com/2016/05/renoir-impressionistas-iii.html

Impressionistas IV - Alfred Sisley, o pintor da natureza


Impressionistas 5, Camille Pissarro  

"A arte das bailarinas", impressionismo (?) 6 - Degas


Impressionismo 7: Gustave Caillebotte - Pintor, Jardineiro, e Colecionador