Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Os destaques de 2016 em HistoriacomGosto

I - Introdução


Como sou engenheiro, tenho tendência a resumir, aprofundar, fazer lista, classificar, trabalhar com números, etc,. Esse blog contrabalança o lado racionalista e me traz à tona o lado humanista de apreciar a arte, arquitetura, música e valorizar tudo que é bonito e do bem. 

A criatividade humana me fascina e ainda mais quando desponta em áreas em que não tenho habilidade nenhuma como o desenho e a pintura. 

Acompanhando as grandes publicações que fazem retrospectiva do ano, resolvi fazer uma brincadeira e aplicar essa idéia ao nosso ano no blog criando alguns destaques nas áreas que referenciamos. Acompanhem e deem retorno.


II - A publicação que teve mais curtidas no ano.


Sem dúvida uma cidade bonita, charmosa e cheia de história. Entretanto é surpreendente o grau de admiração que Bruges detém. Por duas vezes  que publicamos  sobre Bruges, Bélgica, a aceitação foi imediata e extraordinariamente grande. A maior de todo o ano. 

 foto d Bruges Bélgica - canal com casa e árvore na beirada da rua
Bruges, Belgica, foto de Lena Serditova

Link para "Bruges - um cantinho romântico ..."


III. - Minha surpresa


Eu estava com a pendência de fazer uma publicação sobre Barcelona há algum tempo. A dificuldade era que a história de Barcelona e da Espanha são muito complexas devido às várias mudanças de governantes, regimes, ...,.  Para se ter uma idéia o site oficial da Prefeitura de Barcelona traz a sua história dividida em 45 capítulos. Após a leitura desse site tomei coragem e decidi utlizá-lo como referência e publicar em quatro etapas.  Tive bastante trabalho para resumir e fazer o primeiro post, entretanto, a aceitação foi excelente. Foi uma grata surpresa.


 foto de maquete de Barcelona



Aguardem o segundo post.


IV. - O destaque de vídeo:  "A morte do cisne"


Quando comecei a fazer um post sobre o Teatro Mariinski, decidi não só referenciar ao seu espaço físico mas incluir também a exibição de alguns grandes talentos revelados na Companhia Oficial do Teatro ou que lá se apresentaram.  O "lago do cisnes", com a apresentação de Ulyana Lopatkina é emocionante. 


V - A pintura em destaque - "O retorno do filho pródigo" de Rembrandt


Um dos maiores pintores de todos os tempos, Rembrandt consegue mostrar nesse quadro do "O Retorno do filho pródigo" toda gama de emoções contida em uma das mais belas parábolas bíblicas. 

 foto do quadro O Retrono do Filho Pródigo - Rembrandt, Museu Hermitage
O retorno do filho pródigo, Rembrandt, Museu Hermitage

Link para "O retorno do filho pródigo de Rembrandt"


VI - O destaque na música - "Ária na corda de sol" de Bach.



O grande nome da música barroca Johann Sebastian Bach, compôs para o príncipe Leopoldo, no período entre 1717 e 1723, essa linda peça musical que  enleva a todos que a ouvem. Essa gravação do Maestro Karajan é uma das mais bonitas. 




Link Obra de Johann Sebastian Bach:
https://historiacomgosto.blogspot.com.br/2016/10/musica-barroca-musica-de-johann_13.html


VII - A arquitetura de destaque - Aeroporto de Madrid Bahajas


O aeroporto de Madrid foi o destaque na  arquitetura de espaços públicos. Depois do embarque ele apresenta espaços muito bonitos.   

foto do saguão do Aeroporto de Madrid - Bahajas


Link para "Aeroporto de Madrid Bahajas": 

VIII - Esperava mais ...


A arte de Portinari


Tenho uma admiração imensa por Portinari. A sua obra é riquíssima e muito bonita. Quando publiquei o post sobre a sua arte obtivemos poucos comentários a respeito. Pareceu-me que a sua obra é pouco conhecida / pouco divugada. Voltarei a abordar o tema em 2017.


 foto do quadro de Portinari - O Quarteto - Mostra quatro músicos com seus instrumentos
O Quarteto, Portinari, 1943, coleção particular


Link - Obra de Candido Portinari:


IX - Algumas coisas que não comprendi dos nossos leitores - Onde estão os 90% ?


Quando tínhamos 5.000 pessoas que acompanhavam a nossa página, apenas 10% curtiam as nossas publicações. Com 14.000 pessoas acompanhando continuamos com 10% das pessoas curtindo. Estatisticamente é interessante e válido. O que não entendo é por que temos 90 % que curtem a página mas não gostam de nossas publicações ? Publicamos sobre história, arte, arquitetura e me inquieta ter  um público silencioso que não conheço a preferência.



X - O que me agrada nos leitores

O grau de educação e respeito que foi cultivado em relação aos comentários publicados. Tanto em relação aos outros leitores mas também conosco. Já cometi erros que foram apontados e corrigidos sem nenhum constrangimento. Continuemos assim.

XI - Espero mais ...


- Acompanhamento 1: Gostaria que mais pessoas, das que já curtem, "seguissem" a página pois diminue o nosso trabalho / custo de divulgação. 

- Acompanhamento 2: As pessoas convidadas que acompanham todas as publicações facilitariam muito se "seguissem" ou "curtissem" a página.



- Interatividade 1: Gostaria também que mais pessoas, incluindo as que nos acompanham desde o início, participassem mais nos comentários e contribuições.

- Interatividade 2: Digam alô, boa semana, feliz natal. Ficamos sempre felizes com essa interação carinhosa e respeitosa. 


XII - O que teremos em 2017


Basicamente seguiremos a linha de publicação mantida até agora. Procuraremos sempre diversificar entre história, arte, arquitetura, viagem, ...,.

Agradecemos os incentivos e o carinho recebido e desejamos a todos um feliz 2017. Que seja o ano da recuperação brasileira na economia, na moral, na confiança e na autoestima.

Até lá,

HistóriacomGosto



terça-feira, 27 de dezembro de 2016

"Perdido na Tradução" - Um Livro de Ella Frances Sanders

I - Introdução



"Em um mundo altamente conectado e comunicativo, temos mais maneiras do que nunca de nos expressar, de dizer aos outros como nos sentimos e de explicar a importância ou a insignificância de nossos dias. A velocidade e a frequência de nossas trocas deixam espaço suficiente para mal-entendidos, porém, e agora talvez mais do que nunca, o que realmente queremos dizer se perde na tradução. 

As palavras neste livro podem ser respostas a perguntas que você nem sabia perguntar, e talvez algumas que você tenha feito. Eles podem identificar emoções e experiências que pareciam indescritíveis, ou podem fazer com que você se lembre de uma pessoa que você tenha esquecido há muito tempo. 

Se você tirar alguma coisa desse livro, deixe que seja a afirmação que você é humano, que você está ligado a cada pessoa do planeta através de linguagem e dos sentimentos. 

Espero que este livro ajude a encontrar algumas partes perdidas há muito tempo dentro de si, que traz à mente boas lembranças, ou que ajuda a colocar em palavras pensamentos e sentimentos aquilo que você nunca poderia expressar claramente antes."


Autora: Ella Frances Sanders


No livro, Ella Frances faz as ilustrações de várias palavras escolhidas, que tem um significado específico na língua apresentada. 


II - Exemplos de Expressões com Sentidos específicos em algumas línguas


 Boketto


"Boketto" é uma palavra japonesa sem uma tradução exata para inglês / português. A idéia por trás da palavra é "contemplar o céu sem um pensamento específico. Se deixar perder na distância."


 ilustração para Boketto. Contemplar o céu sem pensamento específico


Tsundoku



Tsundoku, que também é uma palavra japonesa, representa o ato de comprar um livro e sem lê-lo, empilhá-lo junto a outros também não lidos.



ilustração para Tsundoku. Comprar livros e empilhá-los sem ler


- Iktsuarpork


Iktsuarpok é uma palavra que vem do inuíte (região do Ártico na América do Norte), e representa o ato de "impacientemente, ir ao lado de fora da casa, repetidamente, checar se alguém que você espera está vindo."



ilustração para iktsuarpork. ato de sair constantemente de casa para ver se alguém que esperamos está chegando


- Mangata


Palavra sueca usada para descrever o caminho de luz proporcionado pela reflexão da luz da lua na superfície da água



ilustração pafra mangata com reflexos da luz da lua sobre água de um lago


- Wabi-Sabi



Palavra japonesa que representa a aceitação do ciclo de vida e morte passando a descobrir a beleza nas imperfeições.


 ilustração de um círculo multicolorido que representa o ciclo da vida


- Forelsket

A indescritível euforia experimentada quando você começa a sentir apaixonado. Termo norueguês;


  ilustração de vários pequenos corações comopndo um grande coração para representar Forelsket, o sentimento de euforia que se tem quandose está apaixonado




- Saudade


Palavra em português que representa a falta que se sente de uma pessoa ou de uma coisa amada mas que está longe ou não se tem mais.  


 ilustraçao de uma pessoa em um labirinto para representar saudade. o sentimento de não se encontrar mais uma pessoa querida



Observação: A língua japonesa tem três formas de escrita - Katakana, Hiragana e Kanji. As duas primeiras formas escritas são formadas por sílabas e normalmente se usa para se referenciar a coisas estrangeiras. O Kanji que é a forma normal utilizada, é constituída por ideogramas onde cada símbolo representa uma idéia e a combinação de dois deles pode formar uma frase com sentido diverso. 


Refiro-me a isso pois das sete palavras apresentadas, três são japonesas. Isso tem a ver justamente com o fato de que no Kanji a palavra representa uma idéia.


Obviamente temos palavras em várias línguas, mas esse fato me chamou a atenção.


III - Referências


Lost in Translation - Livro de Ella Frances Sanders


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

O Mercado de Especiarias de Istambul

I - Mercados do Mundo - Mercado de Especiarias, Istambul


O Mercado/Bazar das Especiarias, ou Bazar Egípcio, é um dos bazares mais antigos e  dos maiores de Istambul. Apenas o Grande Bazar, que vende de tudo um pouco, é maior que ele em dimensões. Está situado no bairro de Eminönü, distrito de Fatih, junto à Mesquita Yeni, da Ponte de Gálata e próximo da Estação de Sirkeci.

foto de uma loja de especiarias no mercado mostrando o seu colorido com a variedade de especiarias como curcuma, açafrão, ...,.
Mercado de Especiarias, Istambul, foto de HistoriacomGosto

Nesse mercado, em Istambul, são vendidas várias especiarias, algumas com preços bem elevados. Nos tabuleiros da foto estão exibidas várias que  conhecemos. O que normalmente não sabemos é que uma delas, o açafrão verdadeiro, pode custar entre US$ 12,5 e US$ 25 o grama. Isso significa entre R$ 50.000,00 e R$ 100.000,00 o kilograma. Essa especiaria está entre as vinte substâncias mais caras de todo o planeta. O ouro por exemplo custa hoje em torno de R$ 135.000,00 o kilograma.


foto mostrando a entrada do bazar em um portal acanhado
Entrada do Bazar
 foto mostrando um corredor dom bazar com pessoas circulando
Corredor do Bazar


II - O Açafrão Verdadeiro



O açafrão verdadeiro


O açafrão verdadeiro é feito dos estigmas das flores de Azafrán (Crocus sativus), uma planta da família das Iridáceas. Utilizado desde a antiguidade, principalmente na culinária do mediterrâneo, é uma especiaria essencial à paella espanhola.


foto de uma flor de açafrão de cor rocha
Flor de Açafrão, foto de FotoCuisinette em Shutterstock.com


Por que o Açafrão verdadeiro é tão caro ?

Ela é a mais cara do mundo uma vez que, para se obter um quilograma, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores, sendo preciso cultivar uma área de aproximadamente 2000 m².


foto da colheita de açafrão com agricultores separando os pistilos, de onde sao feito o açafrão, das petálas das flores
Colheita do Açafrão em Madridejos, Toledo, Espanha - foto de David Blazquez Cea em shutterstock.com


Quais as diferentes espécies de Açafrão ?

Existem dois tipos de açafrão. O açafrão verdadeiro e o açafrão-da-terra, também chamado de cúrcuma. O açafrão-da-terra é usado no curry, para dar cor em arroz, ...,. O açafrão-da-terra é o que usamos rotineiramente aqui no Brasil. O açafrão verdadeiro é feito dos pistilos das flores Crocus sativus que são avermelhados. O açafrão verdadeiro é muito usado nas paellas espanholas.
Os maiores produtores mundiais do açafrão verdadeiro são a Espanha, França, Grécia, Itália, India e Irã.

foto de uma plantação de açafrão
Plantação de Açafrão, foto de GTS em shutterstock.com

Cuidado na diferenciação

O custo real do açafrão verdadeiro varia muito. Em média ele varia entre R$ 50,00 até R$ 100,00 o grama, dependendo da origem, qualidade, onde é comprado e do valor do dólar. Deve ser bem pesquisado a confiabilidade do vendedor, pois qualquer compra acima de um grama já é bastante dinheiro.
O açafrão-da-terra custa em torno de R$ 16,00 o kilograma.
Obs 1: Nunca comprei o açafrão verdadeiro por isso não tenho experiência pessoal. Vi em Istambul, no mercado de especiarias, esses preços elevados. Quanto aos sabores, acho que o curry (açafrão-da-terra) e a paella espanhola (açafrão verdadeiro) são bons exemplos dessa diferenciação.
Obs 2: Segundo os especialistas 0,1 g de açafrão verdadeiro é suficiente para preparar uma paella para quatro pessoas.


III - Frutas e Doces no Mercado


Frutas secas como figos e tâmaras são muito comuns no mercado de especiarias. Além disso os famosos doces turcos são uma fonte de deliciosas experiências sensoriais.

foto de uma loja de doces no mercado mostrando os vários produtos, balas, doces, chocolates
loja de doces, foto historiacomgosto

Alguns doces turcos

- Baklavas / Estilo folhado com Mel


Com vários recheios, ao mesmo tempo crocantes e macias, formam um mix de textura no paladar. Recomenda-se o de pistache duplo (double pistacchio) e de chocolate com castanhas.  


foto de doce  baclava com pistache   foto de baclava com chocolate e castanha



- Delícias Turcas / Turkish Delights / Balas de Goma / Lokum

Esses doces de goma do tipo "jujuba" ou "torrone"  são uma delícia pois a medida que começamos a mastigar eles vão se dissolvendo na boca e apresentando o gosto  de castanhas, pistaches, ...,.

 foto de balas de goma conhecidas como decicias turcas


Vejam também (https://www.flashesdeviagem.com.br/2013/03/comida-na-turquia-do-kebab-aos-doces.html

IV - Utensílios para Café e Chá


No Mercado é possível comprar toda espécie de jogos de chá e café. Existem nos mais variados formatos e preços. É uma lembrança inconfundível um pequeno jogo com bule e xícaras de chá.


 foto de loja de utensílios para chá
loja de utensílios para chá, foto historiacomgosto

O Tradicional Tchai

O chá turco é uma espécie de chá preto que vem sempre com cubinhos de açúcar para adoçar. Servido quente e em pequenas xícaras / copos em forma de tulipa normalmente vem acompanhado dos doces turcos.

 foto de uma bandeja de chá com foco no bule e chícaras com o tradicional tchai

Em resumo o passeio ao Bazar de Especiarias é uma visita imperdível para quem vai a Istambul.


V - Referências


Fontes: pt.wikipedia.orgwww.petitgastro.com.brwww.globo.com.br,
Fotos: Bazar em Istambul = historiacomgosto
Flor de Açafrão = FotoCuisinette / Plantação = @GTs e Separação = @ David Blazquez Cea, todos em Shutterstock
https://www.flashesdeviagem.com.br/2013/03/comida-na-turquia-do-kebab-aos-doces.html

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

As mais belas pinturas de Natal

I - A Natividade na Arte



A Natividade de Cristo tem sido um tema maior na arte Ocidental desde o século IV. As representações artísticas da Natividade, ou nascimento de Jesus, celebradas durante o Natal, são baseadas nas narrativas da Bíblia, sobretudo nos evangelhos de Mateus e Lucas, e mais tarde desenvolvidas pela tradição oral, escrita e artística.

A arte Cristã compreende imensas formas de representação da Virgem Maria e do menino Jesus. Uma parte significativa são composições que representam a Virgem e o Menino, enquanto que uma parte menor são representações diretas de cenas da Natividade

Natividade de Giotto mostra Maria deitada em um leito se erguendo para receber a criança. Embaixo do leito São José dorme, junto a um jumentinho. Em cima do leito anjos voam e celebram
Natividade, Giotto, 1303 a 1305,
Capella Scrovegni, Pádua

Nessa data que celebramos a vinda do Cristo Salvador, fizemos uma pesquisa e resolvemos publicar os quadros que consideramos os mais bonitos e representativos sobre o Natal. Incluímos alguns da adoração dos reis magos / pastores tendo em vista que eles representam o mesmo evento grandioso que é o nascimento de Jesus.


II - As Pinturas


II.1 -  "A natividade com doadores e os santos Jerônimo e Leonardo",  Gerard David pintor holandês. Obra acabada entre 1510 e 1515, atualmente no MET NYC.



quadro A Natividade de Gerard David é um tríptico e no centro mostra a Virgem com São José orando para a criança e nas laterais um doador da cada lado um com  São Jerônimo e outro com São Leonardo
A natividade com doadores e os santos Jerônimo e Leonardo, Gerard David, 1510 a 1515, MET NYC

Como uma característica holandesa no tratamento da natividade de Cristo, Gerard David foca a atenção no mistério da encarnação que é: O nascimento de Cristo para redenção da humanidade.

Apesar do momento alegre, os personagens mantém uma expressão sombria como prevendo todo o sofrimento e sacrifício de Jesus.  O feixe de grãos paralelo à manjedoura refere-se a João 6:41: "Eu sou o pão que desceu do céu." 

Os dois doadores, que são apresentados pelos Santos Jerônimo e Leonardo, permaneceram não identificados. Eles poderiam ter sido chamados Catarina e Antônio, uma vez que eles são pintados com os atributos de santos com esses nomes



II.2 -  Natividade, Antonio Corregio, 1529~1539, Gemäldegalerie Alte Meister , Dresden


A Natividade (também conhecida como A Noite Santa, ou como Adoração dos pastores) é uma pintura terminada por volta de 1529-1530 pelo pintor italiano Antonio da Correggio . Pertence a coleção da Gemäldegalerie Alte Meister , Dresden .


A natividade de Corregio é um quadro chiaro escuro com tobs marrons, foco na virgem segurando o menino e alguns pastores e anjos ao lado
Natividade, Antonio Corregio, 1529 a 1539, 
Gemäldegalerie Alte Meister , Dresden


O trabalho foi encomendado para Correggio em outubro 1522 por Alberto Pratoneri para a capela da família, na igreja de San Prospero de Reggio Emilia. A pintura foi concluída no final da década, e  foi colocada na capela em 1530. O quadro foi transferido para a galeria de Dresden em 1746.

O artista, seguindo o caminho traçado por uma série de obras célebres de Ticiano, interpretou a cena à luz de velas e produziu um resultado com excelente tratamento da luz com efeitos claro escuro. A criança, rodeada pelos braços de Maria, tem um grupo de pastores na esquerda e a figura barbada parece representar São Jerônimo. À direita estão os tradicionais  animais de presépio e São José. A parte superior esquerda apresenta vários anjos. 

II.3 -  "Natividade", de Lorenzo Lotto, pintor veneziano. Obra finalizada em 1523. Atualmente na Galeria Nacional de Washington.


A pintura de Lorenzo Lotto é uma pintura renascentista representando Maria, José e o menino Jesus. Nessa pintura a óleo  vemos três anjos consultando uma espécie de lista e um crucifixo à esquerda. É um quadro típico representando a natividade.

Essa pintura foi usada em 1970 pelo Correio dos Estados Unidos como um de seus selos anuais de Natal. 


Natividade de Lorenzo Lotto mostra o menino em uma cesta, dia claro, a Virgem de um lado orando e São José bastante envelhecido de outro
Natividade, Lorenzo Lotto, 1523, Galeria Nacional, Washington


II.4 -  Natividade, Tintoretto, 1550~1570, Museum of Fine Arts, Boston


Tintoretto tornou-se famoso durante sua vida por cobrir grandes superfícies com pinceladas rápidas. Aqui, ele mostrou seu talento para retratar a viagem dos Reis Magos para ver o menino Jesus e a anunciação do nascimento da criança aos pastores. As figuras musculosas que se aglomeram em torno da criança também são típicos do estilo poderoso de Tintoretto. A mulher mais velha do lado direito pode ser Santa Ana, mãe da Virgem Maria. Embora a maioria dos quadros da vasta produção de Tintoretto permaneça em Veneza, sua influência foi internacional e pode ser vista em muitas  pinturas posteriores. 

Natividade de Tintoretto mostra São José, a Virgem Maria e uma mulher mais velha, talvez Santa Ana orando para o menino
Natividade, Tintoretto, 1550 a 1570, Museu de Finas Artes, Boston


II.5 -  "Natividade", por Giotto, pintor italiano, capela de la Scrovegni. Obra realizada entre 1303 e 1305.



O quadro "Natividade" faz parte da Capela Scrovegni, em Pádua, pintada por Giotto entre 1303 e 1305. A Capela foi dedicada à Nossa Senhora da Caridade. Ela foi construída como um vão livre com 20,80m de comprimento, 8,40m de largura e 12,80m de altura.
Para a pintura da Capela com afrescos, foi convidado o pintor florentino Giotto di Bondonne que havia trabalhado com os franciscanos em Assis, Rimini e tinha sido chamado à Pádua para pintar alguns espaços na Basílica de Santo Antônio.


Natividade de Giotto mostra Maria deitada em um leito se erguendo para receber a criança. Embaixo do leito São José dorme, junto a um jumentinho. Em cima do leito anjos voam e celebram
Natividade, Giotto, 1303 a 1305,
Capella Scrovegni, Pádua


II.6 - "A Natividade Mística", Sandro Boticcelli, 1500 a 1501.


A Natividade Mística descreve uma cena de alegria e celebração, de alegria terrestre e celeste, com anjos dançando no topo da pintura. No alto aparece o nome de Boticcelli, mas também  palavras apocalípticas e preocupantes. Há também premonições obscuras - a criança indefesa repousa sobre uma folha que evoca uma mortalha em que seu corpo um dia vai ser enrolado, enquanto a caverna em que a cena é montada chama a atenção para o seu túmulo. 

Natividade de Boticcelli mostra uma acontecimento festivo com anjos dançando por sobre a cabana onde está o menino e na terra também celebram anjos.
Natividade Mística, Sandro Boticelli, 1500 a 1501


Os Reis à esquerda não têm ofertas, mas a própria devoção. Na parte superior da pintura doze anjos vestidos nas cores da fé, esperança e caridade dançam em círculo, segurando ramos de oliveira, e acima deles o céu aberto numa grande cúpula dourada, enquanto na parte inferior da pintura, três anjos abraçam três homens. Eles sustentam pergaminhos em latim, "paz na terra aos homens de boa vontade ". Atrás deles, sete demônios fogem para o submundo, alguns empalados nas suas próprias armas. 

"Nos tempos da Renascença pinturas do Juízo Final mostravam aos espectadores a contagem dos condenados e os que se salvam no momento da Segunda Vinda de Cristo. A Natividade Mística põe-nos a pensar  não  só no nascimento de Cristo, mas também no seu retorno .. "(Jonathan Nelson, da Universidade de Syracuse, em Florença).


II.7 -  "Adoração dos pastores", por Giorgioni, pintor italiano. (Obra acabada entre 1505 e 1510. Atualmente na Galeria Nacional de Arte de Washington.)




quadro Adoração dos Pastores, coma virgem MAria e São José ajoelhados em torno do menino de um lado da caverna e os dois pastores se ajoelhando de outro
Adoração dos Pastores, Giorgioni, 1505 a 1510, Galeria Nacional, Washington



A adoração dos pastores , é uma pintura do pintor italiano renascentista Giorgione , concluída entre 1505 a 1510. No início pensava-se ser de Ticiano, mas agora o normal é ela ser atribuída a Giorgione.  É certamente uma pintura veneziana desse período. Ela é exibida na Galeria Nacional de Arte de Washington, DC , Estados Unidos .


II.8 - A adoração dos pastores - Caravaggio, 1609



"A adoração dos pastores" é um óleo sobre tela pintado pelo artista italiano Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio . "A adoração dos pastores" mede 83,07 x 123,62. A pintura foi contratada pelos capuchinhos franciscanos  e foi pintada em Messina para a Igreja de Santa Maria degli Angeli, em 1609, apenas um ano antes da morte de Caravaggio.



quadro Adoração dos Pastores de Caravaggio é um quadro chiaro escuro tom mais amarronzado, em primeiro plano no foco da luz Maria com o menino no braço. Ao lado São José e pastores admiram. Por trás tem um vaquinah escura.
Adoração dos Pastores, Caravaggio, 1609


"A pintura é um presépio simples, com palha no chão e um boi e um jumento no fundo. Maria encontra-se com seu bebê, e José introduz os pastores à sua família. Em comparação com outros quadros de Maria,  ela parece com o cabelo desarrumado e cansada (como se ela tivesse acabado de dar à luz no estábulo.) - O xale deslizou de seus ombros, e ela se inclina cansada contra a manjedoura e então ela segura o recém-nascido Jesus. No lado esquerdo da pintura há uma cesta contendo um pouco de pão, um pedaço de pano e as ferramentas de um carpinteiro - juntos, eles reforçam a normalidade da situação.

Caravaggio não pintou uma natividade abstrata. Mesmo o embotamento das cores faz com que a imagem fique importante. Nela há indícios de que algo mais está acontecendo. O pastor com metade das vestes abertas aperta as mãos em adoração quando ele olha para o menino Jesus; Este bebê é o que eles vieram para encontrar, e foi anunciado a eles pelos anjos. Dois personagens na pintura usam halos, representando a sua santidade . Uma delas é Maria, a mãe de Jesus. Você esperaria o outro a ser o próprio Cristo, mas ele é retratado  apenas como um bebê normal. A outra figura na pintura com um halo é um dos pastores. Parece que Caravaggio quer honrar a humildade e obediência dos pastores na maneira que eles vêm  adorar a Cristo."  (Gareth´'s Art Blog - https://garethleaney.wordpress.com/2010/12/18/the-art-of-christmas-i-painting/

II.9 - Adoração dos Pastores - Guido Reni


"Então eles chegaram e acharam Maria e José, e a criança deitada na mangedoura." (Lucas 2.16) - Quadro de Guido Reni (1575-1642). Museo Nazionale di San Martino, Nápoles.


Adoração dos pastores por Guido reni mostra o menino em um cesto bem iluminado,  no centro, de um lado Maria e do outro lado vários pastores
Adoração dos Pastores, Guido Reni, 



Guido Reni (Bolonha, 4 de novembro de 1575 — 8 de agosto de 1642) foi um famoso pintor do Barroco italiano.

Formado inicialmente em música pelo pai, Daniele Reni, musicista a serviço da Signoria de Bolonha, Guido estudou pintura de 1584 a 1593 no ateliê do pintor flamengo Denis Calvaert, já então há muito instalado em Bolonha.


II.10 - Adoração dos Reis Magos - El Greco, 1612 a 1614, Museu do Prado em Madrid.


A adoração dos pastores é uma pintura do tradicional tema cristão que foi pintado durante o último ano da vida de  El Greco. A pintura é uma versão menor de um trabalho que o artista fez para a sua própria tumba na igreja de Santo Domingo el Antiguo em Toledo . A assinatura de El Greco, em grego , pode ser visto no canto inferior esquerdo.  



quadro Adoração dos reis magos de El Greco mostra a Virgem Maria, São José e os tres reis magos  adorando a criança no centro. As figuras são todas alongadas no estilo de El greco. Por cima anjos voam formando um círculo.
Adoração dos reis Magos, El Greco,
1612 a 1614



A distorção extrema de corpo caracteriza a adoração dos pastores, como todas as últimas pinturas de El Greco. As  cores brilhantes "dissonantes" e as poses e formas estranhas, criam um sentimento de admiração e êxtase. Os pastores e anjos celebram o milagre da criança recém-nascida.  O Menino Jesus parece emitir uma luz que ilumina  os rostos dos pastores descalços que se reuniram para prestar homenagem ao seu nascimento milagroso.


III - Referências


Wikipedia - Textos


Gareth's Art Blog - https://garethleaney.wordpress.com/2010/12/18/the-art-of-christmas-i-painting/


Correggio - The Holy Night - Google Art Project - Nativity (Correggio) -  wikipedia.org

Giorgione - Adoration of the Shepherds - National Gallery of Art - Adoration of the Shepherds (Giorgione) -  wikipedia.org

Nativity by Lorenzo Lotto - no site ReusableArt 

The Adoration of the Shepherds (El Greco) - wikipedia.org

Adoration of the Shepherds (Caravaggio) - wikipedia.org