I - Palácio de Cristal de Londres
O Palácio de Cristal de Londres foi uma enorme construção em ferro fundido e vidro Noscoper no Hyde Park, em Londres, Inglaterra, para albergar a Grande Exposição de 1851. Desenhado por Joseph Paxton, o edifício tinha 564 metros de comprimento, com uma altura interior de 33 metros.
Em 1854, depois da exposição, o edifício foi trasladado para um novo parque numa zona mais alta, saudável e rica de Londres chamada Sydenham Hill. Nessa época, o edifício foi ampliado, tendo atraído muitos visitantes de todos os níveis da sociedade e permanecendo no novo local até à sua destruição, por um incêndio, em 1936.
Fonte: Wikipedia |
II - Palácio de Cristal do Porto
O Palácio de Cristal (1865 — 1951) foi um edifício que existiu no antigo campo da Torre da Marca, na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto, em Portugal. Inaugurado em 1865, o Palácio de Cristal original acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, hoje Pavilhão Rosa Mota.
Fonte: Wikipedia |
III - Palácio de Cristal de Madrid
Situado no Parque del Retiro, o Palácio de Cristal foi construído pelo arquiteto Ricardo Velásquez em 1887 para abrigar a exposição da Fauna e Flora das Filipinas. O palácio é uma estrutura de metal e vidro na forma de uma cruz grega com uma entrada em tijolo decorado com cerâmica. A cúpula do palácio tem uma altura de 22 metros.
A estrutura foi baseada na obra do Palácio de Cristal Inglês e foi construída da mesma forma que este possibilitando a desmontagem e remontagem em outro lugar quando necessário. No caso do palácio de Madrid ele nunca foi desmontado e permanece no local original. Ele não abriga mais fauna e flora e recebe exposições de outros tipos.
Palácio de Cristal no Paseo del Retiro em Madrid - Foto de @sanguer em fotolia.com |
IV - Palácio de Cristal de Petrópolis
Sua estrutura pré-moldada em ferro foi encomendada a uma fundição francesa pelo Conde D’Eu, sendo montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean. Foi inaugurado em 1884 com a finalidade de abrigar as já tradicionais exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, que aconteciam em instalações provisórias no local. No Palácio, em abril de 1888, com a presença da Princesa Isabel foram libertados os últimos escravos de Petrópolis, em uma bela festa.
V - Palácio de Cristal de Curitiba
VI - Referências:
- Wikipedia - Palácios de Cristal de Londres, Porto, Madrid, Petrópolis e Curitiba (Todos os textos foram retirados dessa fonte).