I - Mendoza, à beira dos Andes
II - Vinícolas
Mendoza possue várias regiões vinícolas, sendo as principais:
a) Mendoza, Maipú, Villa Nueva, Lujan de Cuyo, e Agrelo
b) Tupungato, Tunuyan, Rivadavia, Junin
C) San Rafael
"Os solos de Mendoza são tipicamente bem drenados e não muito férteis. Isso em combinação com chuvas leves, faz o intenso caráter de fruta nos vinhos" (Robert Pepi, Bianchi)
"O gradiente de temperatura elevado entre dia e noite, e a excelente exposição ao Sol dos vinhedos, são elementos essenciais para a qualidade do vinho em Mendoza" (José Zuccardi, La Agricola) |
A irrigação:
"O clima desértico de Mendoza, faz da irrigação uma ferramenta de viticultura primordial." (Alejandro Sejanovich - Luca e Tikal)
Os locais de produção e Armazenamento
|
|
As principais bodegas
Escorihuela Gascon - Godoy cruz | Luigi Bosca - Lujan de Cuyo |
Familia Zuccardi - Maipú | Norton - Luján de Cuyo |
Trapiche - Maipú | Terrazas - Lujan de Cuyo |
Nieto y Senetiner - Lujan de Cuyo | Catena Zapata - Agrelo, Lujan de Cuyo |
Bodegas para Almoçar
|
|
A família Zuccardi localizada em Maipú tem um excelente restaurante com capacidade para 80 pessoas, onde servem o churrasco típico da região com três tipos de carne e três tipos de vinho de sua marca. O ambiente é acolhedor e vale a pena o passeio. Tem que reservar com antecedência pois a procura é grande.
Outras opções de bodegas para almoço são Norton, Ruca Malén.
III - As uvas e os vinhos
A uva madura contém um alto teor de açúcar que pode fermentar produzindo álcool. Ela também possui ácidos essenciais que ajudam a balancear a doçura dando ao vinho um sabor refrescante e equilibrado.
III. 1 - O coração da Uva:
A pele é a fonte dos agentes corantes, os taninos, e dos componentes de sabor que dão caráter ao vinho.
A polpa constitui a maior parte da uva e contém água, açúcar e ácidos.
O engaço contém taninos amargos e raramente é utilizado na vinicultura.
A pruína, camada cerosa no exterior da pele, contém leveduras naturais.
As sementes contém taninos amargos e são geralmente removidas durante a produção do vinho.
vinhedo em Mendoza |
Fonte: Guia Ilustrado Zahar - Vinhos do Mundo Todo
III.2 - As uvas da Região
As uvas mais adaptadas a região de Mendoza são:
a) Malbec: Essa cepa tinta, repleta de sabores condimentadas e de frutas silvestres, é encontrada na França e largamente cultivado na Argentina, principlamente nessa região de Mendoza,onde produz vinhos de cor profunda e taninos potentes.
b) Cabernet Sauvignon: Original da margem esquerda de Bordeaux, ali alcança sua expressão máxima. Foi bem sucedida também no Vale do Napa, Califórnia, no Chile, Maipo, e mais recentemente na Argentina, em Mendoza iniciou-se a produção de vinhos de alta qualidade.
c) Chardonay: È a cepa branca mais popular do mundo e considerada a melhor em termos de qualidade do vinho produzido. Ela tende a produzir um vinho branco bem encorpado e seco. As de sabor mais intenso vem da California, Chile e Austrália.
Fonte: Guia Ilustrado Zahar - Vinhos do Mundo Todo
III.3 - Alguns Vinhos Recomendados
IV - A cidade
Mendoza, propriamente não é uma cidade bonita. Os seus arredores cercados de terreno árido e pedregoso parece decepcionante à primeira vista. O charme de Mendoza reside nas visitas às vinicolas com degustação, e passeios perto da cordilheira. Se você for apreciador de vinhos, não vai se decepcionar.
|
|
zoológico de Mendoza |
V - Informações relevantes
a) Como chegar:
Aéreo - Existem voos diretos para Mendoza a partir do Brasil. Entretanto o mais comum são os voos partindo de Buenos Aires. Pela Aerolineas Argentina temos oito voos diários, com a duração de 01 hora e 50 min, e custa aproximadamente 600 dólares, ida e volta. Pela Edreams é possivel encontrar voos pela LAN a 350 euros.
Terrestre - Existe uma estrada que liga Santiago a Mendoza cruzando a cordilheira. A estrada é muito sinuosa e no inverno aconselha-se que somente motoristas habituados a transitar nela tomem a iniciativa de dirigir. A estrada tem cerca de 350 Km e de ônibus leva cerca de 06 horas e meia, incluindo 45 min no posto de imigração.
b) Quando ir:
Como Mendoza não é muito quente, nem muito frio, qualquer época é boa para se visitar. No inicio do ano é possível ver e/ou participar da colheita.
Fiesta Nacional de la Vendimia: A festa da colheita da uva é um evento exclusivo de mendoza e atrai cerca de 50 mil turistas. Ela acontece no primeiro fim de semana de março.
c) O que fazer:
Visitas às Vinícolas: Como é a atração principal da região recomendamos a visita a cinco vinícolas. Se não for apreciador de vinhos pelo menos três.
Obs: Todas as vinícolas requerem uma reserva feita com antecedência. Sem a reserva, corre-se o risco, de ao chegar em uma vinícola não haver mais disponibilidade de participar das visitas em grupo.
Zoológico: Mendoza tem um zoológico muito bom. Se tiver filhos pequenos é uma excelente opçaõ.
Parque do Aconcágua: O passeio de Alta Montanha dura todo o dia e pode fazer-se em qualquer época do ano. A sensação é única: no início, vê-se uma paisagem semi desértica e depois surgem as primeiras formações rochosas com vista de neve no topo das montanhas. Visita-se Potrerillos, e Uspallata, cidade militar a 1751 m de altitude. Depois visita-se o parque do Aconcágua que tem a montanha mais alta das Américas com 6.962m.
Para detalhes visite: https://www.mendozaholidays.com
d) Onde ficar
Mendoza tem uma variedade de hotéis grande. O visitante pode escolher entre ficar hospedado em uma vinícola ou no próprio centro da cidade.
Opções de acordo com o tripadvisor: Consulte https://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g312781-Mendoza_Province_of_Mendoza_Cuyo-Hotels.html#ACCOM_OVERVIEW
Alguns Hotéis entre R$ 170,00 e R$ 250,00 a diária casal
-Bohemia Hotel Boutique
-Modigliani art and Design Suites Mendoza
-Esplendor mendoza
-Executive Hotel Park Suites
-NH Cordillera
e) O que comer
As carnes são a pedida obrigatória em qualquer lugar da Argentina.